Tem um negócio em Mariana ou Ouro Preto e quer ter publicidade até mesmo de graça para ele? Saiba mais AQUI

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » Itabirito MG » Instalação de fábrica em Itabirito motiva audiência pública nesta terça (14)

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

instalacao-de-fabrica-em-itabirito-motiva-audiencia-publica-nesta-terca-14

Comissão de Assuntos Municipais quer rediscutir medidas compensatórias cobradas da Coca-Cola por danos ambientais

Para debater as medidas compensatórias aplicadas à Coca-Cola pela instalação de fábrica em Itabirito, na Região Central do Estado, a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública nesta terça-feira (14), às 10h, no Auditório. Autor do requerimento, o deputado Fred Costa (PEN) destaca a necessidade de se ampliar as medidas mitigadoras impostas à fábrica de refrigerantes, em razão dos impactos ambientais gerados pela instalação da planta industrial.

Até agora, a Coca-Cola comprometeu-se com a construção de um viaduto e uma passarela de pedestres na BR-040, na interseção entre os municípios de Itabirito, Nova Lima e Brumadinho, o que favoreceria a própria empresa, já que pelo elevado deverão circular os caminhões da fábrica, carregados de mercadoria.

O deputado reconhece que a intervenção será útil também à comunidade local, por permitir que trabalhadores da fábrica e moradores do bairro Água Limpa se desloquem de um lado a outro da rodovia, em segurança. Contudo, observa que “só a construção do viaduto não seria suficiente como medida compensatória, porque não é proporcional ao impacto ambiental causado na região“. A comunidade local, além de apontar o aumento da circulação de veículos pesados na região, comprometendo a qualidade de vida da população, também teme possíveis prejuízos na Lagoa dos Ingleses, cujo nível de água já estaria 15 metros abaixo do normal.

Fábrica

Inaugurada em junho, a fábrica da Coca-Cola em Itabirito localiza-se no distrito industrial de Água Limpa, às margens da BR-040, entre os quilômetros 572 e 573 (5 km depois do trevo de Ouro Preto). O empreendimento exigiu um investimento de US$ 258 milhões, com capacidade para a produção de 2,1 bilhões de litros de refrigerante por ano, atendendo parte do mercado de Minas Gerais e Região Serrana do Rio de Janeiro, além de outros mercados da Região Sul.

Convidados

Diversas autoridades estaduais e de municípios da Região Central do Estado foram convidadas para a reunião, como o prefeito municipal de Belo Horizonte, Marcio Lacerda; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sávio Souza Cruz; o prefeito de Nova Lima, Cassio Magnani Junior; o prefeito de Itabirito, Alexander Silva Salvador de Oliveira; a promotora de Justiça da Comarca de Nova Lima, Andressa de Oliveira Lanchotti; a promotora de Justiça da Comarca de Itabirito, Vanessa Campolina Rebello Horta; a diretora-presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Sinara Inácio Meireles Chenna; a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Maria de Fátima Chagas Dias Coelho; o secretário municipal de Meio Ambiente de Nova Lima, Roberto Messias Franco; e o secretário municipal de Meio Ambiente de Itabirito, Antônio Marcos Generoso Cotta. Além desses, foi convidado também o gerente de Relações Institucionais da Coca-Cola, Rodrigo Simonato.

Evento – Audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais
Data e hora – Terça-feira (14), às 10 horas
Local – Auditório

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final desta página:

 

 

Já Curtiu?

                

 

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Desenvolvido por Sidiney Gomes · Copyright © 2011 - 2015 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
Instalação de fábrica em Itabirito motiva audiência pública nesta terça (14)