Tem um negócio em Mariana ou Ouro Preto e quer ter publicidade até mesmo de graça para ele? Saiba mais AQUI

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » Mariana MG » Descarte do óleo de cozinha

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

descarte-do-oleo-de-cozinha

Por Thaísa Souza
Estudante de Engenharia Ambiental e estagiária na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Muitos restaurantes, hotéis, bares, lanchonetes, escolas e residências ainda têm jogado o óleo que é utilizado na cozinha, na rede de esgoto sem conhecer os prejuízos que ocorrem originários dessa ação.

O óleo de cozinha contamina milhares de litros de água se for descartado de maneira incorreta, Os óleos são formados por substâncias insolúveis em água (lipídeos), 50 mg de óleo provocam a poluição de mais de 25 mil litros de água.

No entanto, sendo realizado o descarte correto, é possível fazer sabão, tintas e até combustível.

Jogar o óleo na pia, em terrenos baldios ou no lixo acarreta fins desastrosos a esse óleo:

• O óleo jogado no ralo da pia causa outro contratempo: a gordura se solidifica no encanamento. No encanamento das residências, há um dispositivo chamado de caixa de gordura que guarda a gordura resultante das pias. O descarte incorreto provoca o entupimento dos encanamentos e o acúmulo de gordura na caixa citada. Quando isso acontece, é necessário um processo trabalhoso para limpá-la. Essa é a causa de 40% dos entupimentos dos esgotos de rua. Descartando o óleo indevidamente, você não só prejudica a estrutura do seu encanamento como também pode causar o refluxo do esgoto para outras residências.

• Se o óleo chegar a um lixão ou aterro sanitário, pode escorrer pela área a impermeabilizar o solo, contaminando também as águas de lençóis freáticos,
ficando no solo, impermeabilizando-o e contribuindo com enchentes, ou entra em decomposição, soltando gás metano durante esse processo, causando mau cheiro, além de agravar o efeito estufa.

• Quando o esgoto sem tratamento chega a um rio, o óleo misturado ao esgoto irá poluir esse corpo hídrico, porém isso depende da carga de esgoto que o rio suporta.

• Se não houver um sistema de tratamento de esgoto, acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, causando danos à fauna aquática;

Não jogar óleo em fontes de água, na rede de esgoto ou no solo é uma questão de cidadania e por isso deve ser incentivada.

A melhor solução é a reciclagem, pois o óleo usado pode ser transformado.

Não jogue fora o óleo usado de cozinha na pia, evite ter esse trabalhão!

A CAMAR recolhe o óleo usado, é só colocar em garrafas PET e entregar no caminhão da reciclagem ou levar na própria sede da CAMAR, outro ponto de coleta fica em frente à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Mariana, situado na Rua Bom Jesus, nº16-A, Centro, Mariana-MG.

Notícias Relacionadas

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final desta página:

 

 

Já Curtiu?

                

 

1 Comment

  1. Raimundo disse:

    Bom dia, Thaisa.

    Sou membro da Associação de Moradores do Antônio Dias, em Ouro Preto,achei muito interessante seu trabalho sobre o meio ambiente e reciclagem.Você teria interesse em divulgar suas matérias na nossa página do facebook e ou fazer um trabalho voltado a conscientização para a reciclagem.
    Raimundão

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Desenvolvido por Sidiney Gomes · Copyright © 2011 - 2015 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
Descarte do óleo de cozinha