Tem um negócio em Mariana ou Ouro Preto e quer ter publicidade até mesmo de graça para ele? Saiba mais AQUI

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » Mariana MG » Em Mariana “A Arte da Longa Vida” está nos pódios

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

em-mariana-a-arte-da-longa-vida-esta-nos-podios

 

Projeto social de Tai Chi Chuan em Passagem de Mariana tem repercussão nacional em torneios, mas sofre com ausência de apoio de manutenção

 

Marília Mesquita – Do Portal Mariana

Uma motivação, um projeto, muita determinação e a concretização através da arte milenar Tai Chi Chuan de um trabalho social maravilhoso, voluntário e independente, que mescla a atividade física e intelectual, proposta pela própria arte marcial, com ofícios de culinária, artesanato e jardinagem, num processo de formação de crianças e adolescentes.

Ricardo Silva Teixeira e Diana Antônia dos Santos são os idealizadores desse projeto e os fundadores do que está dando certo há seis anos no distrito de Passagem, em Mariana. A associação Ham Tai – Humanos Amantes do Tai Chi Chuan – grupo que os denominam, reuniu inicialmente crianças de 6 a 8 anos, e em forma de brincadeira, os instrutores, transmitiram a filosofia da atividade, sempre destacando a importância do comprometimento e cultivando a tranqüilidade e o equilíbrio de ações e escolhas. Durante a caminhada, veio à renovação das crianças, as antiga tornaram adolescentes e adultos também começaram a se envolver, como fortalecimento ao que vinha sendo desenvolvido.

A real consolidação do projeto, mesmo que ainda, com o local de treinamento improvisado, com dificuldades na aquisição de uniformes para competição, sem incentivos financeiros que viabilizam a participação de todos os atletas que possuem essa condição, inclusive em organizações internacionais, foi proveniente do resultado em campeonatos na modalidade, divididos, principalmente, em três eventos: Campeonato Regional, Campeonato Estadual e Campeonato Nacional. Os campeonatos se apresentam como etapas, o pódio viabiliza avançar, ou seja, o Regional dá acesso ao Estadual, e este, ao Nacional. O Nacional possibilita a participação no Mundial e no Panamericano, mas que infelizmente, apesar do acesso como participante, ainda não foi possível validar o ingresso pela ausência de recursos, sendo verbas públicas ou financiamentos particulares.

em-mariana-a-arte-da-longa-vida-esta-nos-podios-1

Os atletas da Ham Tai são campeões. Na categoria juvenil até 17 anos tem a Fernanda de Mello Moreira, Campeã Brasileira com medalha de ouro, e Marina de Fátima Anacleto, Vice-Campeã Brasileira com medalha de prata, tem a Emanuela A. Silvestre, Campeã Brasileira com medalha de ouro, tem a Michelle Maia Santos, Campeã Brasileira com medalha de ouro, e Franciele de Paula Pinto, Vice-Campeã Brasileira com medalha de prata, tem a Yanne Duelly Ferreira, de apenas 8 anos, Vice-Campeã Brasileira com medalha de prata, na mesma categoria, e tem o Vitor A. Silvestre, Campeão Brasileiro com medalha de ouro. Na categoria adulto de 18 a 35 anos tem a Letícia Perucci, Vice-Campeã Brasileira com medalha de prata e medalha de bronze. Na categoria Sênior acima de 35 anos tem o Ricardo Silva Teixeira, Campeão Brasileiro com medalha de ouro e Vice-Campeão Brasileiro com medalha de prata. São campeões no esporte que ainda lutam pelo reconhecimento fora dos ginásios de competições, que possuem potencial na sua arte, mas que são limitados em recursos.

Porém o projeto iniciado por Ricardo e Diana está vivo e em perfeita harmonia entre os integrantes e a comunidade. Seu valor é ditado pela inserção social, pelo compromisso com fazer o bem, pelo contato direto com a natureza, pela renovação das emoções, pela propagação de boas relações e pela confiança de um futuro cada vez melhor.

Agenda de Atividades:

Abril
De 26 a 28: Dia Mundial do Tai Chi Chuan – Apresentação em Mariana (Jardim)

Maio
Dia 11: Campeonato Interno de Tai Chi Chuan, em Passagem de Mariana (Ginásio Gerson Cirilo)
Dia 30: IV Caminhada Ecológica pela Saúde da A. H. C.

Junho
De 15 a 22: 1º Tai Chi Chuan Panamericano na Argentina, em Puerto Madryn.
(http://www.cttaichi.org/english/news02_view.php?id=104)
Dia 16: 7º Campeonato Mineiro de Kung Fu – Tai Chi Chuan, em Contagem.
(http://www.liganacionalkungfu.com/products/a7%C2%BA-campeonato-mineiro-de-kung-fu/)
Dia 29: Seminário com o Grão Mestre Chan Knouk Wah, em São Paulo

Agosto
De 16 a 18: 7º Campeonato Brasileiro de Kung Fu – Tai Chi Chuan, em Búzios (Rio de Janeiro)
(http://www.liganacionalkungfu)
Outubro
Dia 27: Passeio de Confraternização anual, local a ser definido

Novembro
Dia 24: 11th International Cup Brazil of Kung Fu Championship, em São Paulo
(http://www.liganacionalkungfu.com/products/a11th-international-cup-brazil-of-kung-fu-2013/)

Dezembro
Dia 16: Confraternização do Tai Chi e Kung Fu e encerramento das atividades
Observação: Todo ultimo fim de semana de cada mês é realizado prática de Tai Chi Chuan recreativo em local e horário definido com os alunos.

em-mariana-a-arte-da-longa-vida-esta-nos-podios-2

Agenda de Aulas:

Mariana
ICHS: 3ª e 5ª – 19h30
Jardim: 3ª e 5ª – 18h30
Ginásio (Passagem): 3ª e 4ª
17h – Tai Chi Chuan
18h – Kung Fu

Ouro Preto
Clube Renascer: 2ª e 4ª – 7h30

Contatos:
Ricardo Silva Teixeira
(31) 8847 – 9699
Diana Antônia dos Santos
(31) 3557 – 5114
Endereço (Sede improvisada):
Rua do Campinho, nº 780 – Passagem, Mariana – MG.

Notícias Relacionadas

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final desta página:

 

 

Já Curtiu?

                

 

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Desenvolvido por Sidiney Gomes · Copyright © 2011 - 2013 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
Em Mariana “A Arte da Longa Vida” está nos pódios