Tem um negócio em Mariana ou Ouro Preto e quer ter publicidade até mesmo de graça para ele? Saiba mais AQUI

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » Mariana MG » Estiagem reduz em 30% as captações de água em Mariana e afeta abastecimento

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

estiagem-reduz-em-30-as-captacoes-de-agua-em-mariana-e-afeta-abastecimento

Devido à estiagem que já dura mais de 40 dias e ao intenso calor, o volume de água nas captações de água no município de Mariana está reduzido em cerca de 30%, provocando falhas no abastecimento em pontos da cidade, acentuadamente nas regiões mais altas.

Este fenômeno não é comum nesta época do ano, por isso o SAAE Mariana está redobrando a atenção para obter o pleno funcionamento dos sistemas de captação, tratamento e distribuição de água.

A Prefeitura de Mariana, por meio do SAAE, está fazendo a parte dela e quer contar também com a colaboração da população no combate ao desperdício e pede o esforço de todos para economizar a água, seguindo algumas dicas:

– Um banho de chuveiro por 15 minutos pode consumir 135 litros de água. Reduzindo o tempo para 5 minutos, o gasto passa a ser 45 litros. O consumo pode ser ainda menor, se o registro não for aberto totalmente.

– Use sempre na máquina de lavar roupa a quantidade máxima indicada pelo fabricante. Depois reutilize a água para limpeza da casa e pesseios.

– Ao limpar passeios, aguar as plantas ou lavar o carro, troque a mangueira pela vassoura.

– Não deixe a torneira aberta sem necessidade. A cada minuto, vão pelo ralo de 12 a 20 litros de água. Enquanto escova os dentes, por exemplo, deixe a torneira fechada e abra somente na hora de enxaguar a boca. Ao fechar a torneira, verifique se ela não está pingando.

– O uso correto do vaso sanitário é importante, influenciando muito na economia de água. Fios de cabelo, fio dental, papel higiênico, absorventes e outros objetos devem ser jogados no cesto próprio para lixo.

– Certifique-se de que não há vazamentos no encanamento de sua casa. Verifique todos os pontos de água: torneiras, bóias de caixa d’água, registros, etc.

– Verifique se a válvula da descarga não está com defeito.

– Ao lavar louças, ensaboe as peças com a torneira fechada e depois enxague tudo de uma vez.

– Use mangueira com esguicho-revólver ou regador para aguar jardins e plantas.

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final desta página:

 

 

Já Curtiu?

                

 

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Desenvolvido por Sidiney Gomes · Copyright © 2011 - 2014 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
Estiagem reduz em 30% as captações de água em Mariana e afeta abastecimento