Tem um negócio em Mariana ou Ouro Preto e quer ter publicidade até mesmo de graça para ele? Saiba mais AQUI

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » Mariana MG » Manifestantes ocupam o prédio da prefeitura de Mariana na noite dessa quinta, 11 de julho

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

manifestantes-ocupam-o-predio-da-prefeitura-de-mariana-na-noite-dessa-quinta-11-de-julho

Sidiney Gomes – Do Portal Mariana

Na noite dessa quinta-feira (11), treze pessoas do movimento popular “Somos Todos Mariana”, ocuparam o segundo andar do prédio da Prefeitura Municipal de Mariana, denominado como Paço Municipal, onde, onze deles, irão passar a noite como forma de protesto.

Segundo informações, por volta das 15h, o grupo realizou uma reunião entre eles dentro do prédio da prefeitura, um dos pontos foi a tentativa de acelerar a posse da documentação sobre transporte público, prometida na reunião realizada no dia 3 de julho entre o movimento, a prefeitura e a Transcotta, reunião esta que foi finalizada com o agendamento de outra reunião posterior, para o dia 18 de julho e, segundo o movimento, eles precisavam ter estes documentos em mãos para poderem analisá-los a tempo.

Os documentos solicitados foram entregues ao grupo por volta das 18h. Novamente em reunião, o grupo continuou ocupando o prédio para deliberarem as próximas ações da noite. A Polícia Militar foi acionada e fez o registro do acontecimento, pois, o prédio é fechado após o expediente e os manifestantes ainda ocupavam o mesmo.

Segundo um dos integrantes do movimento, João Carlos Martins, eles precisavam desses documentos, pois, como eles iriam chegar na reunião e discutir sobre o preço das tarifas sem ter os custos em mãos, “e também estamos aqui pressionando a questão da rejeição da terceira votação que terá na segunda-feira (15), da votação do UPFM, no aumento de 80%, isso é um absurdo”, disse.

manifestantes-ocupam-o-predio-da-prefeitura-de-mariana-na-noite-dessa-quinta-11-de-julho-2

De acordo com outro integrante do movimento, Gustavo Pereira, a reunião nas dependências do prédio da prefeitura também tinha o objetivo de liberarem novas pautas, retificarem algumas e incluir coisas novas como o meio passe estudantil. “Nós vamos lutar pelo saneamento básico, pelas eleições diretas dos diretores das escolas municipais, que é uma lei federal, e é isso aí“, explicou Gustavo.

Já o Secretário de Defesa Social, José Luiz Furst, disse que a imprensa tem acompanhado e visto como a prefeitura tem acompanhado e vem negociando com o movimento de forma aberta, só que, a partir do momento que eles estão percebendo que não está se tratando de um movimento social e sim um movimento partidário da oposição, eles estão cancelando as negociações, “porque eles vieram aqui e solicitaram cópias dos documentos e nós prontamente atendemos fornecendo cópia do contrato da Transcotta com a prefeitura, a planilha, nós fornecemos a eles, porém, nós achamos que com isso eles iriam ficar satisfeitos, mas eles resolveram ficarem acampados aqui na prefeitura, só que a prefeitura tem o horário de fechamento que é às 17h e nós não podemos fechar o prédio com eles aqui dentro, amanhã na hora que abrir eles podem retornar e ficarem aqui“, disse.

E fica aí essa ladainha da Transcotta e nós estamos prontos a resolver. Ninguém melhor que o prefeito quer a licitação do transporte, só que a situação do transporte em Mariana todo mundo sabe que está no tribunal, então, sem o tribunal dar uma causa nós não podemos abrir licitação e por aí vai esses casos aí. Então, esse é mais um movimento partidário do que um movimento social“, finalizou o secretário.

manifestantes-ocupam-o-predio-da-prefeitura-de-mariana-na-noite-dessa-quinta-11-de-julho-1

Por volta das 19h30, também compareceu no local o comandante da Polícia Militar de Mariana, Capitão Glaucio, que intermediou uma conversa entre o Secretário de Defesa Social e os manifestantes sobre como seria o prosseguimento da situação, aconselhando-os a ocuparem a parte inferior do prédio. Os manifestantes se reuniram e decidiram que onze, dos treze manifestantes, permaneceriam ocupando a parte superior do prédio durante toda a noite.

Logo em seguida, por questão de preservação de ambas as partes, alguns manifestantes e o Secretário de Defesa Social, juntamente, verificaram todas as portas da dependência superior para comprovarem que estavam trancadas, a Polícia Militar iria verificar o local durante a ronda noturna e dois Guardas Municipais foram escalados para permanecerem no local durante a noite.

Crédito das Fotos: Portal Mariana

Leia mais notícias de Mariana

Notícias Relacionadas

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final desta página:

 

 

Já Curtiu?

                

 

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Desenvolvido por Sidiney Gomes · Copyright © 2011 - 2013 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
Manifestantes ocupam o prédio da prefeitura de Mariana na noite dessa quinta, 11 de julho