Tem um negócio em Mariana ou Ouro Preto e quer ter publicidade até mesmo de graça para ele? Saiba mais AQUI

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » Mariana MG » Mariana: Acúmulo de lixo é problema no centro histórico

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

mariana-acumulo-de-lixo-e-problema-no-centro-historico

Marília Mesquita – Do Portal Mariana

O acúmulo de lixo no Centro Histórico de Mariana tem sido um problema para pedestres e comerciantes da cidade. Durante toda a tarde, os sacos plásticos de descarte ocupam as calçadas e incomodam pelo mau cheiro e por atrapalhar o tráfego de pessoas. Além disso, o lixo polui o campo visual de cartões postais marianenses como a Praça da Sé e a Praça Gomes Freire, o Jardim. As opiniões sobre as causas do problema estão divididas entre a responsabilidade pública com a coleta e a responsabilidade social no descarte do lixo.

Segundo a técnica em enfermagem, Fátima Luz, 50, o problema está no horário em que o caminhão realiza a coleta. “O caminhão demora a passar e o lixo fica todo acumulado na Praça da Sé”, diz. Já a atendente, Jaqueline Mandarino, 32, afirma que o problema está relacionado com a “falta de educação da população”, que não desfaz do lixo no horário certo e contribui para intensificar o acúmulo nas ruas.

De acordo com a dona de restaurante, Valéria Araújo, 42, a falta de diálogo entre comerciantes e os responsáveis pela coleta é um dos fatores que contribui para o problema. Segundo Valéria, existe a necessidade de fazer um acordo para definir os horários. A vigilante Renata de Jesus, 26, partilha da mesma opinião. “Incomoda ter que afastar o lixo para a passagem. Deveria ter uma coleta de mais qualidade”, explica.

Segundo a Império Coleta, empresa responsável pela coleta de lixo em Mariana, de segunda a sexta-feira, o caminhão coletor circula em dois horários: na parte da manhã, a partir das 7h, e à noite, por volta das 21h. De acordo com as normas estipuladas pela Prefeitura, o caminhão de lixo não pode circular em horários com grande movimentação, já que, por ser um veículo grande, pode trazer transtornos ao trânsito. Essas normas justificam a não flexibilização do horário da passagem do caminhão no centro da cidade em teoria, já que, na prática, acontecem adiantamentos ou atrasos de até duas horas em relação à estipulada.

Fotos: Jamylle Mol – Divulgação Portal Mariana

lixo-1

lixo-2

lixo-3

lixo-4

Notícias Relacionadas

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final desta página:

 

 

Já Curtiu?

                

 

1 Comment

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Desenvolvido por Sidiney Gomes · Copyright © 2011 - 2014 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
Mariana: Acúmulo de lixo é problema no centro histórico