Tem um negócio em Mariana ou Ouro Preto e quer ter publicidade até mesmo de graça para ele? Saiba mais AQUI

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » Mariana MG » Mariana: Casa sem moradores é depósito de entulho e animais

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

mariana-casa-sem-moradores-e-deposito-de-entulho-e-animais

 

Vizinhos querem que sejam tomadas as providências o mais rápido possível

 

Marina Magalhães – Do Portal Mariana

Em Mariana, próximo à rua Marquês de Pombal no bairro Rosário, encontra-se uma casa semi abandonada em situações terríveis com muito lixo, sujeira, animais e mau cheiro. Uma moradora disse que esta casa está nessas condições há mais de duas décadas e seus proprietários há mantém assim em situações desumanas de sobrevivência, não permitindo nenhum agente sanitário fazer as vistorias necessárias, causando transtornos para os vizinhos.

A casa é visitada pela proprietária que mora em outro bairro da cidade, que a verifica, mas não faz nada para mudar essa situação, deixando- a tomada pelos animais que circulam livremente pelos telhados das casas vizinhas e pela rua. Além dos roedores, existem baratas e mosquitos que prejudicam a saúde de todos e os moradores temem doenças. Roupas podres e resto de imóveis, juntamente com o entulho atraem os ratos e a urina dos mesmos pode causar a leptospirose. Já ouve diversos casos de carros que esmagaram os ratos que saem da casa em busca de comida pelas redondezas. Já as muitas bacias e latas velhas com o acúmulo de água entre o entulho tornam-se um ambiente propício para o mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Segundo informações, em Mariana já foram diagnosticados cinco casos de dengue nos meses de janeiro e fevereiro.

Uma moradora relata que cada vizinho combate esses roedores da forma que pode, colocando ratoeiras, armadilhas e veneno, mas como são muitos, nem sempre é possível controlá-los, foi então obrigada a colocar tela de proteção em todas as janelas. Conta também que muitos vizinhos não conseguem pessoas para morar em suas casas de aluguel próximas, pois os ratos invadem e nenhum inquilino aguenta este cenário. “É rato demais, vocês não têm noção”, diz. Já outra conta que já encontrou um rato em cima da sua cama.

casa-abandonada-1

Os vizinhos preferem não se pronunciarem em relação ao caso, mas entre os poucos que relataram o fato, uma disse: “Cada dia eu perco mais as esperanças” e estão a espera do mandado judicial para serem tomadas as devidas providências.

O caso já foi denunciado para a Prefeitura, Defesa Civil e outros órgãos importantes da cidade, mas nada foi resolvido, causando incômodo e indignação entre os moradores da rua que se sentem sozinhos nessa luta, sendo que este fato é um caso de saúde pública.

Uma moradora indignada expressa o que está passando: “Precisamos, urgentemente, que a prefeitura descruze seus braços e invada essa residência, realizando uma grande limpeza! Não aguentamos mais conviver com tanta sujeira e roedores que muito tem prejudicado a nossa saúde. Estamos nos sentindo desamparados, há anos, pelo setor público que tem o dever de zelar pela saúde de sua população. Não adiantarão campanhas de combate à dengue e outras doenças se as grandes áreas de risco não receberem atenção do município”.

O Portal Mariana entrou em contato com a Defesa Civil que se pronunciou dizendo que já foi feito um relatório que foi encaminhado para os órgãos da prefeitura, mas não disseram se o processo está em andamento.

De acordo com Pedro Luiz Teixeira de Camargo (Peixe), Biólogo Especialista em Gestão Ambiental e Mestrando em Sustentabilidade pela UFOP, “É vergonhoso uma cidade histórica como Mariana ter que conviver com situações como esta. Defesa Civil e Executivo Municipal já deveriam ter, em conjunto com o Judiciário tomado providências e resolvido tão alarmante situação. As pessoas que moram nas redondezas desta residência não podem ficar expostas a este risco todo! Não é segredo para ninguém que ratos e baratas são capazes de transmitir diversas doenças. E para completar ainda é possível observar poças com água parada, um verdadeiro convite aos mosquitos da dengue se reproduzirem e gerarem focos da doença por todo o bairro. E como se não bastasse todo o risco biológico, temos ainda o impacto visual e o mau cheiro, que contribuem para a desvalorização dos imóveis e diminuição da qualidade de vida de todos que vivem ou trabalham próximos ao local. Sem dúvida alguma uma das situações mais revoltantes e nojentas que vi em Mariana, definir como uma cena absurda ainda é pouco perto do que vemos ali. Espero que as autoridades competentes tomem as providências de forma urgente para resolver este problema!

casa-abandonada-2

casa-abandonada-3

casa-abandonada-4

Notícias Relacionadas

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final desta página:

 

 

Já Curtiu?

                

 

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Desenvolvido por Sidiney Gomes · Copyright © 2011 - 2013 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
Mariana: Casa sem moradores é depósito de entulho e animais