Tem um negócio em Mariana ou Ouro Preto e quer ter publicidade até mesmo de graça para ele? Saiba mais AQUI

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » Mariana MG » Mariana: Conheça banda QuiXote e redescubra ritmos

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

mariana-conheca-banda-quixote-e-redescubra-ritmos

Por Victor F. Pitombeira
Artista plástico, blogueiro e estudante de arte contemporânea

Primeiro texto aqui no Portal Mariana e fico nervoso se está certo ou errado, não me preocupei e fiz do meu jeito. Conhecerão além da minha capacidade como colunista e uma banda legal que eu bati um papo. Acho interessante um espaço onde as expressões regionais sejam exibidas, e espero fazer da melhor forma possível. Vou falar sobre uma coisa que é um ritmo, mas também pode ser uma festa ou um acontecimento. O forró, que tem sido bem-aceito nas noites noturnas da região. No último sábado (4), conversei com os meninos da banda QuiXote e rendeu bastante assunto. Um ambiente legal, e um frio que tentava desanimar, mas não conseguia. O show levanta as pessoas, trabalha sons de forma que instiga ao movimento, e te conquista. Minha relação com esse gênero musical nunca foi muito íntima, nunca dancei e achava complicado demais, me libertar de preconceitos é necessário para conseguir admirar de fato, e acompanhar o show desses meninos faz a coisa ser fácil.

Luiz Gonzaga estava presente naquele momento, não sei, de alguma forma a sua música entra no ouvido gratuitamente. Saber que é uma representação nordestina forte, o contato é suave, a atmosfera é de alegria, festa, e danças. Observo uma homenagem linda a uma região do país um pouco acima e rica em cultura. Se contesta a origem da palavra “Forró”, assim como se contestam tudo, gostei da teoria do “For All” Do inglês para todos, é isso que a QuiXote e outras bandas estão fazendo, transformando uma coisa simples tocado com triângulo, Zabumba e Sanfona em algo que une as pessoas no propósito de trabalhar o corpo e comemorar algo que talvez nem elas saibam.

Três Universitários de Artes Cênicas e um de Estatística, produzem um ritmo indefinido, um forró estilizado, Bruno é o vocalista e concilia as apresentações da banda com outros projetos teatrais, esse pode ser o efeito, tantas pessoas envolvidas em áreas que mechem com as emoções entregando-as à música. Isso traz verdade, vontade de sentirem-se livres. A QuiXote nasceu da amizade e permanece em um âmbito lírico nas apresentações pelo toque de Talles e seu Violino, que transforma tudo. Daniel, também das cênicas, agora já quer se graduar em música, esse grupo é o encaixe perfeito para que um som tradicional, se torne novo, que renasça algo bom, diferente e autentico. Os meninos inegavelmente amam o que fazem, e é perceptível nos olhares que um fazem ao outro no palco. Bruno, se difere sendo estudante de estatística, aconselho a já ir contabilizando o sucesso, mas eles não têm muita pretensão, só querem trilhar fazendo o que são bons. O forró que toca nas rádios não é o forte, e reafirma a inocência da banda que percorre alternativamente, em um cenário fonográfico que exige muita desconstrução pessoal. Eles não querem, preferem do jeito que está, e pela animação dos fãs, é um jeito que já está dando certo. Repertório recheado, instrumentos afinados, garotos simpáticos, que a plateia recebe com entusiasmo, jovialidade e muitos gritos e aplausos.

A agenda de shows da QuiXote: Eles tocam hoje na Barra as 22:00, sexta-feira (10), no arraiá da Cooperouro, e Domingo (12) na casa da fonte, curte aí a página dos caras: www.facebook.com/quixoteouropreto

Eu sei, acabo me entregando, não vou ser aqueles chatos que nem tentam. No fundo, o forró é prestar atenção nos pés e ir acompanhando o ritmo das músicas, tem que praticar, e ficar bem atento. Mentira, o lance é o movimento, o máximo que puder, se aqueça, porque o inverno já está aí, na dúvida, lembre-se: “Dois pra lá, Dois Pra cá”.

Para quem quer cair mais no forró, tem também as festas julinas aqui em Mariana, forrozeiros é que não vão faltar.

11/07 – 16h – Arraiá da Escola Estadual do Cabanas
11/07 – 17h – Arraiá do Dom Oscar
14/07 – 19h – Arraiá da Escola Dom Silvério

Notícias Relacionadas

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final desta página:

 

 

Já Curtiu?

                

 

2 Comments

  1. maya disse:

    Olá. A matéria foi muito interessante, mas só uma dica: use mais ‘pontos finais’. As vezes o sentido da frase se altera drasticamente e fica sem nexo. Parabéns por explorar uma área tão interessante, que é o forró regional.

    • Victor disse:

      Obrigado Maya, dica anotada e será colocada em prática com certeza, é que estou acostumado a escrever textos ficcionais… Esse foi só o primeiro e espero que goste dos próximos…

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Desenvolvido por Sidiney Gomes · Copyright © 2011 - 2015 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
Mariana: Conheça banda QuiXote e redescubra ritmos