Tem um negócio em Mariana ou Ouro Preto e quer ter publicidade até mesmo de graça para ele? Saiba mais AQUI

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » Mariana MG » Mariana: Espetáculo “O Santo Inquérito” com texto de Dias Gomes aconteceu no ICHS

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

mariana-espetaculo-o-santo-inquerito-com-texto-de-dias-gomes-aconteceu-no-ichs

Por Victor F. Pitombeira
Artista plástico, blogueiro e estudante de arte contemporânea

Jardins de grama verde iluminada por tochas no último sábado (18), o ICHS, em Mariana, recebeu o espetáculo “O Santo Inquérito” com texto de Dias Gomes. Cheguei ao local no momento exato que o sol estava se pondo, e as tochas ainda apagadas, prenunciavam algo diferente. A peça começa e, logo dois atores conduzem o espectador até o local onde uma breve introdução é encenada, sob a direção de Dhü Rocha, o ator André Ferraz interpreta todos os personagens masculinos. A atriz Tágila Mendes, interpreta Branca, uma sedução lírica e doce do comportamento feminino que vai conquistando a plateia a medida que o sol ia se pondo.

Dias é denso neste texto, onde a sinceridade da personagem é confrontada pelos elementos que constroem uma ordem inabalável e comportamentos sociais que não podem ser rompidos. É evidente a crítica ao machismo e intolerância religiosa, que condiciona a pensamentos mais amplos, quanto ao papel da “ordem estabelecida” e seus padrões frente a pureza da menina Branca acusada de ser Judia.

O trabalho é impecável, cenário alternativo, que nos transporta à sensações diversas. Medo e luzes rústicas que remontam talvez o desconforto da época. Em compadecimento, sentimos as dores da protagonista em cada fala que algumas vezes era acompanhada da batida dos sinos da capela A brilhante atuação de Tágila e André, nos permite ser Branca e a nos posicionar como opressores, a exímia direção de Dhü, prova que o teatro moderno brasileiro ainda tem muito a dizer. Ao final, somos esmagados por fotos representando diferentes formas de intolerância. Destaco a foto da última parada gay de SP, onde Viviany Beleboni, protesta encenando cristo crucificado, uma mulher com feições de medo e um menino negro, todas as fotos sendo queimadas uma a uma. A plateia aplaude.

Conversei um pouco com Tágila, atriz e idealizadora:

Victor: Como vocês se uniram em torno deste projeto?

Tágila: Nos juntamos para o meu TCC em Interpretação Teatral. Ao final do curso de Artes Cênicas bacharelado em Interpretação, é preciso apresentar um trabalho prático.

Eu escolhi o texto e comuniquei ao meu orientador, André Ferraz, e à coorientadora Elisa Toledo. O André gostou da ideia e acabou sugerindo participar diretamente da montagem, como ator. Então, a orientação ficou por conta apenas da Professora Elisa Toledo Todd.

Victor: Por que a escolha do texto?

Tágila: A primeira vez que li “O Santo Inquérito”, eu tinha 12 anos. Peguei o livro emprestado na biblioteca do PRODOR, minha escola dos 11 aos 18 anos. Nesta época eu já era do teatro amador (comecei aos oito anos), e fiquei apaixonada pela Branca Dias, sua pureza, sua força, seu amor e respeito pela natureza e pelo humano… Sempre que me lembrava desse texto, pensava: um dia ainda faço a Branca!

Para o TCC surgiu a oportunidade! A direção do Dhu Rocha foi uma bela sugestão da Elisa. E o Guilherme foi um presente, sugerido por um amigo do André. Faltava um iluminador. O Dhu, então, entrou em contato com o Will (William Eulálio). Estava pronto o grupo! E é uma grande dádiva conviver, aprender e trocar com esses meninos!

Victor: Como foi a construção da personagem?

Tágila: Para a construção da personagem a Elisa pediu que eu fizesse uma pesquisa sobre os judeus de Portugal, Espanha e Rússia. A música que a Branca canta (La Rosa Enflorece) é uma canção sefardita (referente aos judeus da Península Ibérica).

Branca Dias é uma personagem real. Há muitas lendas sobre sua história. Dias Gomes não se fez fiel à História e criou uma outra Branca, na qual mistura dados históricos e ficção. Talvez essa mistura tenha também se apresentado a um mim de forma tão irresistível! Unir dois amores, História e Teatro, é mesmo um presente dos grandes!

Vale a pena ver o espetáculo novamente, a produção está apenas aguardando a aprovação dos direitos de utilização do texto.

Foto: Tádson Mendes

Notícias Relacionadas

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final desta página:

 

 

Já Curtiu?

                

 

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Desenvolvido por Sidiney Gomes · Copyright © 2011 - 2015 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
Mariana: Espetáculo “O Santo Inquérito” com texto de Dias Gomes aconteceu no ICHS