Tem um negócio em Mariana ou Ouro Preto e quer ter publicidade até mesmo de graça para ele? Saiba mais AQUI

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » Mariana MG » Marianenses sofrem com a má distribuição de água na cidade

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

marianenses-sofrem-com-a-ma-distribuicao-de-agua-na-cidade

Moradores tentam encher tambor, mas, nos últimos tempos, está impossível.

 

Jamylle Mol – Do Portal Mariana

Os problemas no abastecimento de água em Mariana, que afetam moradores de diversos bairros da cidade, já são velhos conhecidos da população. A má distribuição dos recursos hídricos faz com que centenas de marianenses fiquem sem água em casa. Em grande parte dos casos, os moradores têm dificuldades até para satisfazer as necessidades básicas de consumo. Entre os lugares mais atingidos pela falta de água, estão os bairros Rosário, Colina, Santa Rita de Cássia e Cabanas.

A situação no bairro Rosário é crítica. De acordo com moradores, a escassez de água é constante. Na rua Santa Efigênia, onde o problema afeta praticamente todas as casas, ficar sem água já virou rotina. A dona de casa Irene Aparecida Marques, 31, que mora com outras oito pessoas, incluindo duas crianças pequenas, conta que já ficou um mês sem água. “Quando chove, parece que a situação piora, mas aí, pelo menos, podemos usar a água que cai para tomar banho ou coisa assim”, diz.

A solução, segundo Irene, é ligar para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e solicitar o abastecimento através do caminhão pipa, no entanto, nem sempre isso é possível. “Os funcionários dizem que só colocam água para quem ligou, mas nem todo mundo aqui tem telefone e pode ligar” diz.

Adriana Silva, 22, também reclama da ineficiência do caminhão pipa. Segundo a estudante, o serviço não atende todos os chamados. “Eles falam que vão mandar alguém e não mandam. Já ficamos cinco dias sem uma gota d’água. Temos que ir à casa de algum vizinho que tem bomba e encher um balde para abastecer a casa. Tenho filhos de dois e quatro anos, não é fácil”, afirma.

moradores usam garrafas PET para armazenar água que, às vezes, chega na torneira.

Moradores usam garrafas PET para armazenar água que, às vezes, chega na torneira.

 

Tatiele Monique da Costa, 19, busca alternativas para a falta de água em casa. “Enchemos garrafas vazias de refrigerantes com o que pinga da torneira e assim vamos vivendo”, conta. De acordo com Tatiele, o mau abastecimento acontece em toda a rua. “Você pode andar por todas as casas que vão te contar a mesma história. Quando o caminhão pipa vem, dá até briga entre os moradores”, explica.

No bairro Santa Rita de Cássia, a situação não é muito diferente. Em algumas ruas, como a Ponte do Gama, os moradores passam a maior parte do tempo sem receber água em casa. Segundo o serralheiro Antônio Carlos Pereira, 46, o problema no local é a construção de casas irregulares, as chamadas “invasões”. “Fizeram um gato no nosso registro. Assim, a água que deveria abastecer as casas daqui vai toda para a invasão. A gente aproveita quando tem água pra fazer as coisas”, diz.

Segundo a assessoria do SAAE Mariana, os problemas com abastecimento de água estão relacionados ao grande número de pessoas na cidade. De acordo com o SAAE, o crescimento populacional, principalmente nas partes mais altas do município, dificulta a distribuição e intensifica os problemas no sistema, que é antigo e frágil, o que causa estouros na tubulação e outros danos freqüentes. O SAAE afirma, ainda, que as obras para ampliar a Estação de Tratamento Sul (ETA-Sul) serão iniciadas ainda esse ano, o que melhorará o abastecimento e a qualidade de água na cidade.

Fotos: Jamylle Mol – Divulgação Portal Mariana

marianenses-sofrem-com-a-ma-distribuicao-de-agua-na-cidade-2

 

Notícias Relacionadas

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final desta página:

 

 

Já Curtiu?

                

 

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Desenvolvido por Sidiney Gomes · Copyright © 2011 - 2014 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
Marianenses sofrem com a má distribuição de água na cidade