Tem um negócio em Mariana ou Ouro Preto e quer ter publicidade até mesmo de graça para ele? Saiba mais AQUI

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » Mariana MG » Primeira assembleia itinerante da AMAC discute acessibilidade em Mariana

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

primeira-assembleia-itinerante-da-amac-discute-acessibilidade-em-mariana

Jamylle Mol – Do Portal Mariana

Na última sexta-feira, a Praça da Sé foi cenário para a primeira assembleia itinerante da Associação Marianense de Acessibilidade (AMAC). Durante o evento, que possibilitou o encontro entre representantes da AMAC e a comunidade, foram discutidos temas importantes no que diz respeito à acessibilidade e à necessidade de fazer de Mariana, uma cidade mais propícia ao bem-estar de quem é portador de alguma necessidade especial.

Os desafios para que Mariana se torne uma cidade mais acessível ainda são muitos. Durante a discussão, os representantes da AMAC ressaltaram a importância de adequar os veículos de transporte público às necessidades dos portadores de alguma limitação física. Segundo a equipe, na maioria das vezes, as pessoas não conseguem chegar até os centros de fisioterapia e a Prefeitura não oferece, ainda, outra solução.

Outro grande problema no cenário da acessibilidade em Mariana é a falta de profissionais capacitados nas escolas públicas. Toda escola deveria ter um pessoal responsável para acompanhar os portadores de necessidades físicas, mas, segundo os pais que procuram a Associação, na prática, isso não acontece.

primeira-assembleia-itinerante-da-amac-discute-acessibilidade-em-mariana-1

Para o presidente da AMAC, José Roberto Ribeiro, é preciso que a comunidade marianense e o poder público entendam que a “deficiência não está na pessoa, mas, sim, no sistema”. De acordo com Ribeiro, a AMAC é, justamente, o órgão capaz de dialogar entre população e prefeitura, levando até eles a visão do deficiente físico. “Por trás de uma cadeira de rodas ou de uma bengala, existe uma pessoa”, afirma. De acordo com o presidente, a AMAC está sempre disponível para a comunidade, afinal, o objetivo da associação é fazer com que a cidade seja acessível em todos os níveis, não só no aspecto arquitetônico, mas cultural.

A AMAC surgiu em setembro de 2013 e, desde então, trabalha com o objetivo de alterar o cenário da acessibilidade em Mariana. A Associação é organizada em núcleos de trabalho e, cada grupo pretende atuar em sua área específica – saúde, transporte ou obras – e trazer as demandas da comunidade, sugerindo mudanças a serem realizadas e atendidas pelo poder público local. A proposta, agora, é dar sequência às assembleias itinerantes e visitar vários bairros e distritos da cidade.

Fotos: Jamylle Mol – Portal Mariana

Notícias Relacionadas

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final desta página:

 

 

Já Curtiu?

                

 

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Desenvolvido por Sidiney Gomes · Copyright © 2011 - 2014 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
Primeira assembleia itinerante da AMAC discute acessibilidade em Mariana