Tem um negócio em Mariana ou Ouro Preto e quer ter publicidade até mesmo de graça para ele? Saiba mais AQUI

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » Mariana MG » Projeto Chuva de Música divide opiniões dos marianenses

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

projeto-chuva-de-musica-divide-opinioes-dos-marianenses

Praça de São Pedro, local da realização do evento. (Foto: Portal Mariana)

 

Jamylle Mol – Do Portal Mariana

O projeto “Chuva de Música”, que, às 18h de todas as sextas-feiras, promove um número musical no adro da Igreja São Pedro, tem sido polêmica entre os moradores de Mariana. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, já foi tema de uma reportagem do jornal laboratório do curso de Jornalismo da UFOP, o Lampião, e, recentemente, também apareceu no programa Bom Dia Brasil, da rede Globo. Em enquete* ao Portal Mariana, os marianenses se mostraram divididos em relação à ideia.

Os moradores que apreciam o “Chuva de Música” atribuem ao projeto uma característica de valorização cultural. Segundo esses marianenses, dedicar uma hora de todas as sextas-feiras para a música é uma tentativa de incentivar a tradição artística da cidade. De acordo com essas pessoas, reproduzir músicas que fogem ao estilo mais popular, como o Funk e o Axé, é apresentar para os marianenses outros elementos da música popular brasileira.

Já para os moradores que se dizem contrários ao “Chuva de Música”, escutar uma hora de música toda semana pode ser bastante incômodo. Entre os argumentos mais citados por quem não é a favor ao projeto, está a repetição excessiva do repertório e o volume atingido pelo som. Outra reclamação é o tempo de duração do evento: para muitos, uma hora excede o que seria “aceitável”.

O “Chuva de Música” acontece em Mariana desde março de 2013 e traz interpretações instrumentais de clássicos da música popular brasileira, bem como cantigas religiosas como “Ave Maria”. Apesar das polêmicas em relação ao projeto, ele continua sendo parte do cotidiano do marianense.

* O Portal Mariana, em enquete informal, ouviu 150 pessoas, através de entrevistas pessoais e pela sua página oficial: 
https://www.facebook.com/portalmariana/posts/565247896894441

Link da matéria do Lampião: http://issuu.com/jornallampiao/docs/lampiao10_web

Link da matéria do Bom Dia Brasil: http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-brasil/v/tardes-musicais-incomodam-moradores-de-mariana-mg/3055338/

Notícias Relacionadas

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final desta página:

 

 

Já Curtiu?

                

 

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Desenvolvido por Sidiney Gomes · Copyright © 2011 - 2014 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
Projeto Chuva de Música divide opiniões dos marianenses