Tem um negócio em Mariana ou Ouro Preto e quer ter publicidade até mesmo de graça para ele? Saiba mais AQUI

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » Mariana MG » Reutilizar água é reciclar vida

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

reutilizar-agua-e-reciclar-vida

Por Thaísa Souza
Estudante de Engenharia Ambiental e estagiária na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A escassez de água doce já é uma realidade em vários locais do planeta, o desperdício, uso inadequado, crescimento acelerado populacional, podem vir a degradar ou esgotar este recurso. É necessária a adoção de critérios capazes de minimizar os inevitáveis conflitos pelo uso da água. Se esses problemas continuarem a ocorrer em várias regiões, em curto prazo, e o uso continuar como está, as dimensões da crise irão se alastrar e gerar a crise mundial da água.

Esta crise global da água envolve diversos fatores, um efeito dominó. Um exemplo, esta tensão hídrica gera uma carência na demanda energética de todo o país, o Brasil tem como fonte de energia as águas, através de hidrelétricas, com o volume dos reservatórios em baixa. A energia termoelétrica é utilizada para complementar a demanda, mais os custos são elevados e quem paga é a população, desencadeando uma crise econômica, resultando certamente em um aumento na inflação.

Nos países desenvolvidos, o conceito de reutilizar água é antigo e está bem estabelecido, mas em outras nações, em que as pessoas consideram a água como abundante, ela é usada uma vez e jogada fora. Diante do uso incondicional do recurso hídrico para a vida, é de suma importância a utilização de meios que sejam capazes de evitar desperdícios.

Um meio de reutilização das águas domésticas para redução de desperdício é o reaproveitamento das águas cinza.

Água Cinza

Água cinza é qualquer água residual, ou seja, não-industrial, a partir de processos domésticos como lavar louça, roupa e tomar banho. É composto de água residual gerado a partir de todas as casas saneadas, exceto dos vasos sanitários (que são águas negras).

A água cinza se distingue da água negra pela quantidade e composição dos seus produtos químicos e contaminantes biológicos (fezes ou substâncias químicas tóxicas).

Diante das condições ambientais, culturais e econômicas do Brasil, soluções funcionalmente simples são as que utilizam os processos “mais naturais”. Correspondendo de 50% a 80% da água usada que vai para o esgoto, a água cinza possui diversas aplicações: irrigação de terrenos, lavagem de pisos e janelas, uso no vaso sanitário, dentre outros.

A água cinzenta pode resolver a crise mundial de água? Não sozinha. Mas à medida que a conscientização quanto aos benefícios se amplia, a água cinzenta pode reduzir o volume de água fresca que as pessoas utilizam a cada dia.

Pratique!

Notícias Relacionadas

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final desta página:

 

 

Já Curtiu?

                

 

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Desenvolvido por Sidiney Gomes · Copyright © 2011 - 2015 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
Reutilizar água é reciclar vida