Tem um negócio em Mariana ou Ouro Preto e quer ter publicidade até mesmo de graça para ele? Saiba mais AQUI

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » CIDADES » Música do Caboclo D’Água de Barra Longa MG

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

musica-do-caboclo-dagua-de-barra-longa-mg

Que tipo de música poderia sair com o título Caboclo D’Água ? Algo que ninguém podia esperar: RESGATE DA CULTURA

 

A suposta criatura chamada de Caboclo D’Água que tem aterrorizado a cidade de Barra Longa MG e circunvizinhanças, e que também foram noticiados nos grandes portais do Brasil e nas maiores emissoras de TVs, agora também já conta com sua própria música.

A letra e música chamada “Caboclo D’Água”, é de autoria de Flávio Márcio Ferreira de Freitas (Fafá da Barra) e Carmem Lúcia Ferreira.

A música, não tráz somente a história cantada deste ser, ou talvez, poderíamos chamar de uma horrenda criatura chamada Caboclo D’Água, uma mistura de pássaro, galinha, macaco e lagartixa, mas também uma cultura dos diversos causos espalhados por este Brasil afora.

Causos estes contados pelos mais velhos e que passavam de geração a geração. Época boa e que muitas vezes deixa saudades.

Época em que as famílias ainda se reuniam para contar os causos, ligando as gerações que estão passando às novas. Hoje, muitas vezes somos estranhos dentro das nossas próprias casas.

O Caboclo D’Água é uma Fantasia ? Ilusão ? Uma verdade ? Uma mentira ?

Não sei, só sei que vivemos em um mundo de fantasias, um mundo de ilusão, um mundo de mentira !

Parece que: a desigualdade social; a violência contra as crianças, contra os idosos, contra a mulher, contra os homosexuais; a corrupção desenfreada; a falta de amor ao próximo; dentre tantas outras coisas… Não seria tudo isso também uma ilusão, uma fantasia, uma mentira ?

Se tudo isso é real, porque fazemos tão pouco com relação a tudo isso ?

Será que Brasília é uma ilusão, uma fantasia, uma mentira ? E nas cidades, o executivo, o legislativo, o judiciário ?

Por que será que o artigo sobre o Caboclo D’Água é o mais acessado no Portal Mariana ? Por que as pessoas estão buscando por isso até hoje no Google ?

Será que o Caboclo D’Água está tendo mais credibilidade ?

Ilusão por ilusão vamor ler sobre o Caboclo D’Água !

 

Vamos voltar para a música do Caboclo D’Água. Rssssss

 

Encontramos a letra e a músia do Caboclo D’Água no blog Casa de Cultura de Barra Longa MG. Com relação ao refrão da música que diz: “Bicho, não se assanhe. Nem arranhe a pintura do carro (bis),” o autor da música explica o motivo em um dos comentários no blog Casa de Cultura de Barra Longa:

Pessoal, a respeito do refrão da canção “Bicho não se assanhe, nem arranhe a pintura do carro” é o seguinte: Há muitos anos atrás, num feriado de Semana Santa, um cara que visitava Barra Longa contou-me que estava pescando no Rio Gualaxo e deixou o carro estacionado próximo à pedreira da Cafuna, quando ouviu ruídos de ranhura, e, como estava anoitecendo, assustou-se e correu em direção ao carro e tamanha surpresa foi quando avistou de longe uma figura que não soube explicar o que era. Disse ele que o bicho feio assustou-se e entrou na capoeira. O fato é que quando o rapaz me relatou essa história, ele tremia da cabeça aos pés e o seu carro estava realmente arranhado. Por este motivo a inclusão desta frase na música. Bom… Foi ótimo ter encontrado minha música na Casa de Cultura e a ideia do vídeo foi bem bacana. Agradeço de coração.
Abraços, Fafa da Barra.

 

Veja abaixo a letra e o vídeo contendo a música do Caboclo D’Água de Barra Longa MG

 

fafa-da-barra-e-carmem-lucia

Fafá da Barra e Carmem Lúcia

IMAGINE um carro passando pela rua com um som alto, tocando a música do Caboclo D’Água? Bem irreverente não é mesmo ?

Caboclo D’água
Letra & Música: Flávio Márcio Ferreira de Freitas (Fafá da Barra) e Carmem Lúcia Ferreira.

Se é mentira ou verdade
Faz parte da nossa história
São recordações da infância
Que trago na minha lembrança.

Os causos que a mim contavam
Todos eles me encantavam
Traziam um certo mistério
Mas o contador era sério.

Bicho, não se assanhe
Nem arranhe a pintura do carro (bis)

Muitas vezes me questionavam
Onde mora o Caboclo Matreiro
Dizem: no fundo do rio
Ou na gruta dos Botocudos

Esperto, cheio de artimanhas
E a quem ele quer, sempre engana
Mas cuidado! Tem gente de longe
De olho na beira do rio.

Bicho, não se assanhe
Nem arranhe a pintura do carro (bis).

 

Notícias Relacionadas

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final desta página:

 

 

Já Curtiu?

                

 

2 Comments

  1. GIOVANNI DE PAULO disse:

    Caro Fafá da Barra!

    Quem sabe você poderia ler (ou até musicar) um pequeno poema escrito pelo próprio Caboclo D`água na areia do Rio São Francisco, próximo de sua nascente na Serra da Canastra em São Roque de Minas/MG:

    Veja no livro UM CERTO SER-CAMINHAR DE PESCADOR, página 43: “Águas”.

    Se quiserem, poderei enviar alguns livros.

    Um grande abraço.

    Giovanni de Paulo.
    037 9939 0921

  2. Olá!
    Verdade ou mentira? Não importa. O que interessa é que o Caboclo d’água tem despertado a curiosidade de muitas pessoas e estas têm emitido as mais diferentes opiniões. É assunto na mídia, nas rodas de bares, no trabalho, nas escolas, em casa, num encontro casual, na internet…
    O Caboclo d’água foi fundamental para despertar o resgate da cultura local. Como bem dito por vocês, o assunto descrito na letra da música remete-nos aos idos tempos em que causos e causos eram contados pelos mais velhos estimulando a imaginação dos ouvintes e criando, desde então, a ponte de ligação para chegar até o momento atual. E junto à história do Caboclo D’água várias outras têm voltado à lembrança dos barralongueses e ocupado um lugar mais importante na história da cidade.
    O Caboclo d’água também foi fundamental como momento de destaque para a cidade de Barra Longa. Quem nunca ouviu falar de Barra Longa pelo menos agora sabe da sua existência e este fato pode contribuir para o desenvolvimento local, colaborando para suprir carências, dependendo é lógico, das iniciativas da população e da administração da cidade.
    Parabéns pelo artigo e obrigada pela divulgação.
    Sandra – Casa da Cultura de Barra Longa.

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Desenvolvido por Sidiney Gomes · Copyright © 2011 - 2011 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
Música do Caboclo D’Água de Barra Longa MG