Tem um negócio em Mariana ou Ouro Preto e quer ter publicidade até mesmo de graça para ele? Saiba mais AQUI

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » Ouro Preto MG » Festival de Turismo Ouro Preto supera expectativas e já tem próximas edições confirmadas

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

festival-de-turismo-ouro-preto-supera-expectativas-e-ja-tem-proximas-edicoes-confirmadas

O 1° Festival de Turismo de Ouro Preto, realizado entre os dias 15 e 17 de outubro, movimentou a cidade histórica e atraiu mais de mil visitantes diários ao evento, gerando 2 milhões de reais em negócios para a cidade. Com uma programação intensa, incluindo passeios turísticos, feira de negócios, congressos, seminários e workshops, o Festival entrou para o calendário nacional turístico e já está previsto no calendário de 2016 e 2017 as próximas edições.

Para o presidente da ABAV-MG – Associação Brasileira de Agências de Viagens, Antônio da Matta, o evento superou as expectativas. “O sucesso do Festival de Turismo de Ouro Preto se deve à programação diversificada e às atividades que promoveram a qualificação dos profissionais do setor, visando necessidades que o turismo brasileiro requer. Como destaque, podemos ressaltar o Congresso Mineiro de Turismo que gerou discussões sobre o desenvolvimento econômico do setor, debatendo alternativas com retorno positivo para o turismo no Brasil”.

Segundo o diretor da Fire Assessoria em Eventos, realizador do evento em parceria com a ABAV-MG, Alexandre Araújo, o festival promoveu possibilidades de negócios, se tornando referência nacional para o setor de turismo. “Recebemos agentes de viagens de 10 estados diferentes e de várias regiões de Minas Gerais. A capilaridade do público foi o que fez do evento único. Conseguimos atingir nosso objetivo que era oferecer para essas pessoas oportunidades de negócios e consolidar de vez Ouro Preto como cidade de alto potencial turístico”.

O encontro foi um momento de estímulo para o crescimento do setor e com grandes oportunidades para intercâmbio e networking. Parceiro do evento, o Sebrae Minas promoveu uma agenda de relacionamento entre agentes de viagem e operadoras de turismo no segundo dia do Festival. A proposta era aproximar os dois públicos para que futuramente surjam novas possibilidades de vendas e negócios. De acordo com a analista do Sebrae da área de turismo, Mônica Castro, doze operadoras se encontraram com agentes mineiros para conhecer melhor as opções do receptivo de Ouro Preto. “Este é apenas o primeiro contato que poderá render um posterior fechamento de negócios. A proposta é dar visibilidade para as ofertas do turismo interno com preço acessível”, informa.

A feira de negócios, que aconteceu dentro da programação do Festival, reuniu 70 expositores de diversas áreas, como agências de viagem, companhias áreas e entidades governamentais. Diversos agentes de viagem passaram pelo local para prestigiar os expositores. A expectativa por formalização de novos negócios foi geral. “No momento econômico que vivemos, esse evento foi uma maneira de nos aproximar das pessoas, mostrando nossos produtos como operadora”, avalia o gerente comercial da April, Celso Andrade.

Nos dois dias do Festival, os participantes também puderam conhecer as atrações turísticas de Mariana e Ouro Preto. Em Mariana, o roteiro começou pelo centro histórico, passou pela apresentação de órgão, pela igreja da Sé e se encerrou com o retorno no Trem da Vale. Quem ficou por Ouro Preto pode conhecer a Praça Tiradentes e as igrejas de São Francisco de Assis e de Nossa Senhora do Pilar. Outra opção é a visita às minas Chico Rei, Du Veloso e do Jeje. “Visitar as ruas históricas de Ouro Preto é como voltar no tempo e reviver uma história que não vivi, mas que faz parte da essência de todo mineiro. Cada canto da cidade me fez relembrar um pouco da história de Minas”, afirma a consultora de turismo e visitante do festival, Hérika Costa.

Para o próximo ano, a expectativa é aumentar em 40% o tamanho do Festival, tanto em público e quanto no número de expositores da feira. “Queremos começar a internacionalizar o Festival, trazendo operadores e agentes de outros países. Esperamos a presença de mais agentes de viagens mineiros e de todas as localidades do país, que por algum motivo não puderam vir esse ano para o Festival de 2016”, ressalta da Matta.

O evento foi realizado pela Abav-MG e pela Fire Assessoria de Eventos, com apoio governamental da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Governo de Minas Gerais, Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac e parceiros estratégicos do trade.

Foto: Divulgação ASCOM/PMOP

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final desta página:

 

 

Já Curtiu?

                

 

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Desenvolvido por Sidiney Gomes · Copyright © 2011 - 2015 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
Festival de Turismo Ouro Preto supera expectativas e já tem próximas edições confirmadas