Tem um negócio em Mariana ou Ouro Preto e quer ter publicidade até mesmo de graça para ele? Saiba mais AQUI

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » Ouro Preto MG » Medalha Aleijadinho é entregue a personalidades de Ouro Preto

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

medalha-aleijadinho-e-entregue-a-personalidades-de-ouro-preto

Reconhecer pessoas ou entidades que se destacaram na proteção e difusão da cultura e das artes em Ouro Preto, este é o objetivo da Medalha do Aleijadinho, entregue na última terça-feira (18) como parte da celebração dos 200 anos de morte do Patrono das Artes no Brasil – Antônio Francisco Lisboa. A cerimônia aconteceu na Igreja de São Francisco de Assis, um dos exemplares mais magníficos do barroco mineiro, considerada obra-prima de Aleijadinho.

Este ano foram sete agraciados com a medalha: Deolinda Nahim Trópia (representada no evento por seu filho Gabriel Nahim Trópia), João Carlos de Oliveira, José Alberto Alves de Brito Pinheiro, Paulo Lemos, Rafhael Simões, Ronaldo Rebert Bayao Toffolo e Victor Vieira de Godoy.

João Carlos de Oliveira, diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Ouro Preto, disse ter ficado emocionado por receber a medalha. “O nosso trabalho é, na verdade, a perpetuação da memória e às vezes, no dia-a-dia, não paramos para pensar se estamos tendo êxito. Então quando a gente é agraciado com uma lembrança tão especial, começamos a pensar o quanto nosso trabalho é importante”, ressaltou.

A cerimônia contou também com a presença do Pároco e Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição e presidente do Museu Aleijadinho, Cônego Luís Carlos César Ferreira Carneiro, acompanhado pelo Arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha e pelo Bispo Emérito de Oliveira e fundador do Museu Aleijadinho, Dom Francisco Barroso Filho. Além do vice-prefeito de Ouro Preto, Francisco Rocha Gonçalves (Chiquinho Xavier), do secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Jarbas Avellar, e do vereador Francisco de Assis Gonzaga (Chiquinho de Assis), representando a Câmara.

Para o vice-prefeito, é uma honra estar nesta data representando a Prefeitura e poder entregar a medalha aos agraciados. “Comemoramos o bicentenário dessa pessoal tão especial que é comparada aos grandes artistas do mundo, e é muito satisfatório para Ouro Preto e para o Brasil ter uma pessoa como Aleijadinho, filho da nossa terra, levando nosso nome para o mundo todo”.

A Medalha do Aleijadinho foi criada pelo Decreto Municipal nº22/74 em homenagem ao escultor ouro-pretano e maior ícone do barroco mineiro. Tradicionalmente entregue no aniversário de morte do escultor, dia 18 de novembro, a medalha integra também a Semana do Aleijadinho, que está em sua 37ª edição. Esteticamente, consiste em uma “cruz de malta”, símbolo lusitano, sobreposta pelos três anjos que evocam a fachada da Igreja de São Francisco e que historicamente passaram a ser uma espécie de assinatura do grande mestre Aleijadinho.

Foto: Divulgação ASCOM/PMOP – Roberto Ribeiro

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final desta página:

 

 

Já Curtiu?

                

 

1 Comment

  1. Ja era para estar em ouro Preto a seculos Pabens para todos que receberão esta Marravilha

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Desenvolvido por Sidiney Gomes · Copyright © 2011 - 2014 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
Medalha Aleijadinho é entregue a personalidades de Ouro Preto