Tem um negócio em Mariana ou Ouro Preto e quer ter publicidade até mesmo de graça para ele? Saiba mais AQUI

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » Ouro Preto MG » Ouro Preto: ASOP realiza evento em comemoração ao Dia Nacional do Surdo

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

Membros da Asop, palestrantes e elenco do Teatro em Libras. Foto: Bruna Santos

Membros da Asop, palestrantes e elenco do Teatro em Libras. Foto: Bruna Santos

“I Setembro Azul” de Ouro Preto contou com palestras, oficinas e teatro em Libras

Com a participação de mais de 100 pessoas, entre surdos e ouvintes, a Associação dos Surdos de Ouro Preto (ASOP) promoveu seu “I Setembro Azul” no município, na tarde do último sábado, dia 3 de outubro. O Evento foi realizado em referência ao Dia Nacional do Surdo, que é comemorado no dia 26 de setembro em todo Brasil, e ao Dia Mundial do Surdo, comemorado no dia 30 de setembro.

O “I Setembro Azul” da Asop proporcionou ao público presente mais conhecimentos sobre a Cultura Surda por meio de três palestras, ministradas por: Charley Pereira Soares, o qual é Mestre em Linguística e Professor de Libras da UFV; Dayse Garcia Miranda, a qual é Mestre em Educação e Professora de Libras da UFOP; e Cláudio Gonçalves Junior, que veio de Vitória (ES) especialmente para o evento. A interpretação do português para a Libras e a tradução da Libras para o português foi realizada pelo intérprete Eduardo Andrade Gomes, de Viçosa.

Três oficinas sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foram ministradas pelos irmãos surdos, Andresa e Claudinei Marçal e pelas ouvintes Adriana Niquini e Nayara Casazza. Também durante o evento, que foi realizado no Cesfo, ao lado da Basílica do Pilar, foi apresentado um teatro inclusivo, interpretado em Libras e Português. As duas esquetes apresentadas foram escritas pela cronista Priscilla Porto e interpretada por integrantes da ASOP, com a participação especial dos atores ouro-pretanos: Domingos Gonzaga e Eliana Silva.

O “I Setembro Azul” de Ouro Preto atraiu grande público de fora. A Associação dos Surdos de Ouro Preto (ASOP) informa que surdos do município e distritos e também da região, podem se associar à entidade, obtendo mais informações por meio do e-mail [email protected] ou do telefone (31)8642-4805. “Gostaríamos de trazer para a Asop os surdos de Ouro Preto e região, interessados em aprender Libras e a ir atrás de nossos direitos”, afirmou o presidente da Asop, Marciano Padula Filho, conhecido como Tininho. “Queremos conscientizar as pessoas, bem como as instituições públicas, sobre a importância da Libras para a comunicação entre os surdos e os ouvintes. E, para isso, precisamos que os surdos e suas famílias procurem a Asop”, completou Tininho.

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final desta página:

 

 

Já Curtiu?

                

 

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Desenvolvido por Sidiney Gomes · Copyright © 2011 - 2015 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
Ouro Preto: ASOP realiza evento em comemoração ao Dia Nacional do Surdo