Tem um negócio em Mariana ou Ouro Preto e quer ter publicidade até mesmo de graça para ele? Saiba mais AQUI

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » Ouro Preto MG » Ouro Preto: Casa da Ópera reabre nesta semana

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

ouro-preto-casa-da-opera-reabre-nesta-semana

O valor gasto para a revitalização da Casa da Ópera ficou em torno de 340 mil reais

No ano de 2015, a Casa da Ópera, Teatro Municipal de Ouro Preto, recebeu obras de revitalização do sistema elétrico, revisão do sistema de prevenção e combate a incêndios e descupinização de uma das vigas do interior do edifício. Os procedimentos foram realizados graças aos recursos do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Ouro Preto. As obras tiveram início no dia 08 de junho e terminaram em outubro.

De acordo com o superintendente de Patrimônio e Cultura de Ouro Preto, Wanderson Gomes, a Casa da Ópera foi fechada em agosto de 2014, à pedido da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio, porque o edifício apresentava problemas na parte elétrica, no sistema de prevenção e combate a incêndios e um ataque de cupins em uma das vigas do palco.

O superintendente explica que, em decorrência desses problemas, foi decidido fazer um projeto de reforma total da rede elétrica, com instalação de lâmpadas de Led, colocação de uma parte metálica para reforçar a viga que estava sendo atacada por cupins, descupinização e revisão do sistema de prevenção e combate a incêndios.

Segundo Wanderson, no final de 2014, o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Ouro Preto aprovou que fossem utilizados recursos desse fundo para a revitalização do Teatro no ano seguinte. Entretanto, não foi possível iniciar a obra no início de 2015: “Tivemos um problema, porque o orçamento do Município só foi aprovado em abril, e, portanto, sem a aprovação dele, não é possível contratar nenhum serviço.” Assim, o processo licitatório foi iniciado apenas em abril e as obras começaram no mês de junho. O valor gasto para a revitalização da Casa da Ópera ficou em torno de 340 mil reais.

A reabertura do Teatro acontece nesta quinta-feira, 22 de outubro. O superintendente comentou que a Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio tem recebido diversos pedidos de realização de espetáculos e que está iniciando a montagem de um calendário de apresentações.

A Casa da Ópera de Ouro Preto é o mais antigo teatro em funcionamento das Américas. Foi construído em 1769, por João de Souza Lisboa, e inaugurado em 06 de junho de 1770, no aniversário do Rei Don José I. Seu endereço é Rua Brigadeiro Musqueira, 04, Centro de Ouro Preto.

Foto: Divulgação ASCOM/PMOP

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final desta página:

 

 

Já Curtiu?

                

 

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Desenvolvido por Sidiney Gomes · Copyright © 2011 - 2015 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
Ouro Preto: Casa da Ópera reabre nesta semana