Tem um negócio em Mariana ou Ouro Preto e quer ter publicidade até mesmo de graça para ele? Saiba mais AQUI

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » Ouro Preto MG » Ouro Preto: Casa de Pedra de Amarantina é reinaugurada

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

ouro-preto-casa-de-pedra-de-amarantina-e-reinaugurada

A Prefeitura de Ouro Preto por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio realiza a cerimônia de reinauguração da Casa de Pedra do distrito de Amarantina. A entrega acontece na próxima terça-feira (18), às 19h. Foram investidos cerca de R$1,4 milhão, sendo 80% do Ministério das Cidades e 20% de contrapartida municipal.

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1963, a Casa de Pedra, também conhecida como Casa Bandeirista ou Setecentista, foi construída pelos primeiros bandeirantes que chegaram à região entre os séculos XVII e XVIII. O monumento chama atenção pela sua construção de pedras irregulares sobrepostas umas às outras. Com o passar do tempo a estrutura da Casa foi se perdendo e as ruínas encontravam-se sob lamentável estado de conservação.

Os trabalhos de restauração começaram em setembro de 2012, com um minucioso estudo arqueológico em torno das ruínas. Uma equipe de especialistas de Belo Horizonte passou dois meses no distrito para realizar a escavação. A revitalização será finalizada nesta sexta-feira (14) e será entregue à população na semana seguinte.

Em cada divisória da casa foram escavadas e mapeadas trincheiras para reconhecimento dos cômodos de acordo com os materiais encontrados. O formato de um forno possibilitou a identificação da cozinha antes mesmo das escavações. Foram encontrados diversos objetos históricos como armas, azulejos, moedas, dentre outros.

Em seguida, o monumento passou pelo processo de eliminação e prevenção de cupins e recuperação da estrutura. Paralelamente aos trabalhos nas ruínas, parte da área não construída do terreno recebeu uma nova estrutura em anexo destinada à utilização da comunidade, com banheiros, salão e escritório para administração do local.

Notícias Relacionadas

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final desta página:

 

 

Já Curtiu?

                

 

Tags:

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Desenvolvido por Sidiney Gomes · Copyright © 2011 - 2014 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
Ouro Preto: Casa de Pedra de Amarantina é reinaugurada