Tem um negócio em Mariana ou Ouro Preto e quer ter publicidade até mesmo de graça para ele? Saiba mais AQUI

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » Ouro Preto MG » Ouro Preto: Secretários de Turismo e de Cultura buscam apoio em Portugal e Espanha

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

ouro-preto-secretarios-de-turismo-e-de-cultura-buscam-apoio-em-portugal-e-espanha

Secretário de Cultura e Patrimônio, José Alberto Pinheiro, e secretário de Turismo, Jarbas Avellar. (Divulgação ASCOM/PMOP)

 

Viagem conta com exposição sobre Ouro Preto em Tordesilhas, Espanha

 

Os secretários de Turismo, Indústria e Comércio, Jarbas Avellar, e de Cultura e Patrimônio, José Alberto Pinheiro, embarcaram neste sábado (11) para a Europa a fim de discutir diversas ações voltadas para Ouro Preto. Dentre as atividades estão visitas às Secretarias de Turismo e Cultura de Guimarães (Portugal), considerada a Capital Cultural da Europa, de Toledo (Espanha), considerada capital visigótica, e de Barcelona (Espanha), além de visita à exposição realizada em Tordesilhas em homenagem à cidade mineira Patrimônio Cultural da Humanidade.

Na manhã desta segunda-feira (13), os secretários reuniram-se em Lisboa com representantes da Fundação Calouste Gulbenkian para tratar do acordo de cooperação entre a instituição e Ouro Preto, objetivando a liberação de recursos a serem aplicados em monumentos de origem portuguesa na cidade mineira. Logo após, encontraram-se com o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, e a vereadora de Cultura, Catarina Vaz Pinto, em busca de convênio de cooperação entre a capital portuguesa e Ouro Preto.

No dia 16 de maio (quinta-feira), os representantes ouro-pretanos vão para Guimarães (Portugal) em busca de convênio de cooperação cultural entre as cidades. De Guimarães seguem para Tordesilhas, na Espanha, onde Jarbas e José Alberto fazem a assinatura de convênio de hermanamiento entre Ouro Preto e Tordesilhas (Espanha), acordo este que já vem sendo elaborado desde janeiro de 2013 entre o secretário de Turismo, Jarbas Avellar, e o alcaide de Tordesilhas, José Antônio Gonzáles Poncela. O objetivo é firmar laços de amizade e relação entre as duas cidades para estabelecer um interesse mútuo no comércio, indústria e educação.

Para celebrar os encontros dos secretários mineiros e europeus, o alcaide de Tordesilhas, prepara uma exposição em homenagem a Ouro Preto, com diversas imagens do fotógrafo ouro-pretano Fernando Helbert. A abertura oficial da exposição está marcada para 7 de junho, durante a visita do embaixador do Brasil à Espanha.

De 19 a 23 de maio, os secretários visitam Toledo (Espanha), considerada como uma obra de arte da cultura visigótica, e Barcelona (Espanha), onde visitam as secretarias de Cultura e Turismo das cidades também em busca de convênio de hermanamiento.

As ações buscam fazer o resgate da aproximação entre os dois países, principalmente em 2012/2013, quando está sendo comemorado o Ano do Brasil em Portugal.

PARTICIPE pelo facebook:

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final desta página:

 

 

Já Curtiu?

                

 

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Desenvolvido por Sidiney Gomes · Copyright © 2011 - 2013 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
Ouro Preto: Secretários de Turismo e de Cultura buscam apoio em Portugal e Espanha