Tem um negócio em Mariana ou Ouro Preto e quer ter publicidade até mesmo de graça para ele? Saiba mais AQUI

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » Ouro Preto MG » Ouro Preto: Semana Prosa e Poesia repete sucesso de público na segunda edição

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

ouro-preto-semana-prosa-e-poesia-repete-sucesso-de-publico-na-segunda-edicao

Exposição Literária sobre Drummond foi estendida até 31 de agosto

A Semana Prosa e Poesia repetiu o sucesso de público nesta segunda edição. Cerca de 200 pessoas passaram pela Biblioteca Pública Municipal de Ouro Preto durante o evento, que contou com as oficinas Origami Poético, Encadernação artesanal e Escrita Poética – Transvê Poesias, além do Sarau Especial e da exposição literária “Hoje tem uma festa no meio do caminho”, que homenageia o poeta Carlos Drummond de Andrade e foi estendida até o dia 31 de agosto.

Na abertura da exposição, dia 17 de agosto, a equipe da Biblioteca Pública e a atriz Marta Babsky realizaram uma intervenção com os alunos do 7º. ano da Escola Municipal Monsenhor João Castilho Barbosa, que aprenderam um pouco mais sobre a obra de Carlos Drummond de Andrade assistindo a um vídeo sobre o poeta e brincando com caça-palavras sobre o autor. Os três alunos que encontraram mais palavras sobre a trajetória de vida, obra e poemas de Drummond ganharam um livro cada um.

No dia 18 de agosto, na oficina Origami Poético, a pedagoga Michelle Perét contagiou os alunos do 3º. ano, da professora Ana Luiza Ribeiro, da Escola Estadual Marília de Dirceu, a soltarem a criatividade nas dobraduras do origami. As crianças aprenderam a fazer sapinhos, patos, peixes e casas geminadas, ilustrando com dobraduras e desenhos os poemas “Lagoa”, “Festa no Brejo” e “Uma cidadezinha qualquer”, de autoria de Drummond.

A oficina de Encadernação Artesanal, no dia 19, atraiu pessoas que gostam de ter objetos personalizados. Na oficina, os participantes aprenderam como fabricar um caderno com técnica simples de costura, passada pela arte-educadora Iara Moraes, e as várias possibilidades de acabamento da capa utilizando colagem com revistas, tecidos, rendas, e outros materiais. A técnica de costura japonesa também é utilizada como base na restauração da costura de livros antigos.

O poeta e ator Anderson Valfré inspirou os alunos do 5º. ano, da professora Sheila Vilaça, da Escola Estadual Marília de Dirceu, na oficina “Escrita poética – Transvê Poesias”, no dia 20. As crianças aprenderam mais sobre o universo dos poetas e sobre as obras de Carlos Drummond de Andrade e de Manoel de Barros, além do processo de criação da poesia. Ao final da atividade, eles escreveram poemas com temáticas livres e colaram em garrafas de vidro, uma referência ao trabalho já realizado desde 2014 por Valfré. As garrafas também ficarão expostas até o dia 31, na Biblioteca de Ouro Preto.

Fechando a Segunda Semana Prosa e Poesia, o Sarau Especial reuniu visitantes e moradores da cidade, além das turmas de 2º. ano do ensino médio da Escola Estadual Dom Pedro II, da professora Maria de Fátima Machado. Os participantes declamaram poemas de Drummond e de autoria própria, e ainda cantaram e dançaram ao som de músicas em voz e violão.

Foto: Divulgação ASCOM/PMOP

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final desta página:

 

 

Já Curtiu?

                

 

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Desenvolvido por Sidiney Gomes · Copyright © 2011 - 2015 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
Ouro Preto: Semana Prosa e Poesia repete sucesso de público na segunda edição