Tem um negócio em Mariana ou Ouro Preto e quer ter publicidade até mesmo de graça para ele? Saiba mais AQUI

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » Ouro Preto MG » Semana da Pátria marca as comemorações do 07 de setembro em Ouro Preto

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

semana-da-patria-marca-as-comemoracoes-do-07-de-setembro-em-ouro-preto

Além da sede, cinco distritos da cidade participaram das atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Educação

O cenário histórico da Praça Tiradentes foi o palco das comemorações do 07 de setembro. Com bandeiras hasteadas e ao som do Hino Nacional, do Hino da Independência e do Hino de Ouro Preto, os alunos da rede pública de ensino lembraram a data, que é um marco na história do Brasil.

A comemoração, no entanto, teve início no começo do mês. Com o tema “Água, Riqueza Nacional – Pátria Brasil”, a “Caravana da Pátria” realizada pela Secretaria Municipal de Educação percorreu os distritos de Miguel Burnier (terça-feira), Santa Rita de Ouro Preto (quarta-feira) e Santo Antônio do Salto (quinta-feira).

Na sexta-feira (04) foi a vez do distrito de Antônio Pereira receber a caravana. Pela manhã, os moradores já se preparavam para assistir as apresentações. Participaram alunos das Escolas Estaduais Professora Daura de Carvalho Neto e de Antônio Pereira e da Escola Municipal Professora Bernardina de Queiroz Carvalho – Dona Zumbi. As crianças e os jovens caminharam em direção a Praça da Igreja Queimada com bandeirinhas do Brasil, faixas e cartazes que lembravam a importância do uso consciente da água. Os estudantes apresentaram algumas danças e declamaram poemas. Estiveram presentes também a fanfarra da Escola Municipal Aleijadinho, de Santo Antônio do Salto e os alunos da APAE de Mariana. No sábado, a “Caravana da Pátria” seguiu para o distrito de Cachoeira do Campo, encerrando as apresentações nos distritos. O último dia aconteceu no 7 de setembro, na Praça Tiradentes.

A diretora da E.M Profª Bernardina de Queiroz Carvalho – Dona Zumbi, Janaína de Fátima Martins dos Santos, elogiou a temática escolhida. Para ela, é gratificante desenvolver esse trabalho com os alunos. Além disso, todas as sextas-feiras, as crianças da escola participam de um momento cívico e cantam o Hino Nacional. “Neste ano, realizamos também uma atividade cívica com os pais, eles participara em massa, foi lindo“.

Já a aluna do 6º ano da Escola Estadual de Antônio Pereira, Késsia Leonarda Inácio, afirmou que participar desses eventos é importante. A dança foi a escolha para a apresentação. Segundo Késsia, o trabalho foi em conjunto, as professoras ajudaram a escolher a música e orientaram na coreografia. Para ela “participar de momentos assim é bom, porque é uma atividade diferente“.

De acordo com a diretora de desenvolvimento educacional (DDE) de Ouro Preto, Maria Augusta Magalhães, a Semana da Pátria “é um momento de conscientizar e despertar nas crianças o amor pela pátria, além de buscar os valores que precisam ser resgatados“. Maria Augusta lembrou ainda que é importante preservar a água porque ela pode acabar.

Foto: Divulgação ASCOM/PMOP – Ourovídeo

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final desta página:

 

 

Já Curtiu?

                

 

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Desenvolvido por Sidiney Gomes · Copyright © 2011 - 2015 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
Semana da Pátria marca as comemorações do 07 de setembro em Ouro Preto