Tem um negócio em Mariana ou Ouro Preto e quer ter publicidade até mesmo de graça para ele? Saiba mais AQUI

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » Ouro Preto MG » Vem aí o 1º Festival de Escultura em Pedra-Sabão de Santa Rita de Ouro Preto

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

pedra sabão Santa Rita de Ouro Preto

O distrito de Santa Rita de Ouro Preto lança edital para o primeiro Festival de Escultura em Pedra-Sabão. O evento acontece no distrito de 14 de outubro a 14 de novembro.

O Festival irá promover a valorização do patrimônio cultural e da tradição da escultura em pedra-sabão do distrito de Santa Rita de Ouro Preto. Com ateliês abertos, as obras irão proporcionar uma troca de experiências entre os artistas e permitir que o distrito seja mais atrativo para os visitantes.

Poderão se inscrever escultores em geral. Para participar, os candidatos devem enviar a ficha de inscrição, o currículo, o projeto de escultura, juntamente com 03 (três) fotos de esculturas de sua autoria para o email: [email protected] O tema é livre. Serão selecionados três escultores para esculpir ao ar livre no distrito de Santa Rita de Ouro Preto.

Durante o festival, serão produzidas esculturas em pedra-sabão de dimensões variadas. No último dia, os artistas terão suas obras expostas ao público e receberão a premiação prevista no edital. Haverá também programação especial para o público.

Os escultores selecionados que não residirem no distrito terão estadia paga, que inclui café da manhã, almoço e jantar em hotel, pousada ou casa familiar.

A iniciativa tem apoio da Prefeitura de Ouro Preto por meio das Secretarias de Turismo, Indústria e Comércio; Cultura e Patrimônio; Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania e da Rádio Itatiaia de Ouro Preto.

Segundo a presidente da Associação de Moradores de Santa Rita e organizadora do evento, Joana Rodrigues, “o festival da pedra-sabão será uma porta aberta para que o turista venha até a localidade e possa comprar o artesanato in loco. O evento também permite a projeção do distrito de Santa Rita para mais visitações ao longo do ano e não ser visto apenas como o berço da pedra-sabão“.

Distrito de Santa Rita de Ouro Preto

Santa Rita de Ouro Preto guarda em sua particularidade uma matéria prima, em grande abundância, fundamental para o artesanato ouro-pretano, a pedra-sabão. São incontáveis os trabalhos artísticos feitos no distrito com este material na confecção de jarros, vasos, santos, panelas, porta-jóias, lembrancinhas, indumentárias, adornos em geral e entre outros. Extraída desde o séc. XVIII a pedra-sabão foi fundamental para as manifestações do Barroco Mineiro que adorna os frontões das matrizes, igrejas, chafarizes e esculturas em Minas Gerais. O distrito também ganha seu destaque histórico como uma antiga rota de comércio dos Tropeiros que levavam produtos do litoral aos mais remotos lugares do interior de Minas.

Foto: Esculturas em Pedra Sabão. Divulgação Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio.

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final desta página:

 

 

Já Curtiu?

                

 

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Desenvolvido por Sidiney Gomes · Copyright © 2011 - 2015 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
Vem aí o 1º Festival de Escultura em Pedra-Sabão de Santa Rita de Ouro Preto