Tem um negócio em Mariana ou Ouro Preto e quer ter publicidade até mesmo de graça para ele? Saiba mais AQUI

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » DESTAQUES, Mariana MG » 319 anos de tradição, Mariana senhora indefesa

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

319-anos-de-tradicao-mariana-senhora-indefesa

Por Victor F. Pitombeira
Artista plástico, blogueiro e estudante de arte contemporânea

Hoje todos somos uma senhora de 319 anos e temos nome de rainha com cenário que ainda tenta manter um passado que enfrenta um presente persistente. Tenho sempre o adjetivo incrível pra muitas coisas e, se tratando da minha cidade, atribuo a pintura da Dona Maria Ana na fachada da Câmara Municipal que, por sinal, tem uma vista linda. E claro, o órgão da Catedral da Sé. Arde os olhos de tanta folha de ouro e tanto barroco que fico imaginando isso a 200 anos atrás, iluminado apenas por velas. Sempre gostei mais da Igreja de São Francisco e sua sutilidade.

Quando apresentam a cidade, é inegável que a arte barroca e rococó, que se torna nosso principal atrativo, e isso se reflete nas pessoas. Mariana é uma cidade antiga, com moradores que conservam seus pensamentos tradicionais e religiosos, não guardamos comida na gaveta, mas quando vamos às urnas, sempre prestamos por zelar o convencional, que descuida dos nossos tesouros arquitetônicos. Constroem prédios estranhos, com utilidade duvidável, e leva pra lá nossos festivais. Alguns eventos podem voltar para perto do centro histórico, desde que haja planejamento prévio. jamais vou esquecer da Rita Li, na Praça Minas Gerais dizendo: “me perdoem essas igrejas, mas PQP, que vista é essa?”.

Lembro-me da educação patrimonial na escola, e confesso a ineficiência naqueles passeios de mãos dadas com o coleguinha pelas igrejas ouvindo termos arcaicos, crescemos sem entender o quão importante é manter tudo isso intacto por simples direito das coisas existirem. Vejo um apelo maior nas igrejas em questão da comunidade católica ser mais ativa, e a comunidade em geral ?

É interessante avaliar, e mostrar as crianças que nossa arte não é só uma paisagem, e sim um documento. Uma história que precisa continuar sempre ali. Temos que discutir, levantando bandeiras sobre os efeitos que Mariana têm sofrido como uma cidade industrial, e ao mesmo tempo, a primeira do estado.

Simbolicamente, capital de Minas Gerais e, em como toda capital, com sua diversidade cultural, que não só as igrejas, e a arquitetura seja contemplada. Mas os meninos do Rap ali da prainha, um salve para os Dj’s Marianenses que estão sempre bombando, e aos caras que dançam ali na Praça dos Ferroviários, queria fazer o que vocês fazem, mas sério, vocês giram muito.

Não poderia esquecer de parabenizar os cantores de barzinho, que alegram nossas noites, e o ilustre Caboclo D’água, que muitos não sabem, mas tem uma estátua, e eu espero que ela esteja sempre lá, assim como os sinos que ecoam na cidade todos os dias.

Notícias Relacionadas

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final desta página:

 

 

Já Curtiu?

                

 

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Desenvolvido por Sidiney Gomes · Copyright © 2011 - 2015 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
319 anos de tradição, Mariana senhora indefesa