Tem um negócio em Mariana ou Ouro Preto e quer ter publicidade até mesmo de graça para ele? Saiba mais AQUI

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » DESTAQUES, Mariana MG » Carnaval marianense: polêmica, futebol e folia

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

carnaval-marianense-polemica-futebol-e-folia

Jamylle Mol – Do Portal Mariana
Colaboração: Silmara Filgueiras – Do Portal Mariana

Ainda faltam duas semanas para o Carnaval. No entanto, em Mariana, a festa mais popular do ano, que traz o tema “futebol e folia”, já tem causado polêmica entre os moradores. O motivo é a descentralização da programação, já que, em 2014, parte das atrações está prevista para a Mina del Rey. A distância do centro da cidade e a cobrança pelo acesso aos shows não são vistas com bons olhos por grande parte dos marianenses. Por outro lado, comerciantes e artistas acreditam que a novidade prejudica o comércio e a cultura locais. Nas redes sociais, circulam abaixo-assinados e eventos que prometem uma manifestação contrária à realização dos shows na Mina.

É a primeira vez que a Mina del Rey se torna palco para eventos durante o Carnaval. No espaço, dedicado a festividades em outras épocas do ano, já aconteceram shows de grande porte com artistas como Paula Fernandes e Luan Santana. Por ser distante do centro, a Mina del Rey é uma opção a mais para a realização de grandes eventos, que, por decisão do Ministério Público, não poderiam acontecer na parte histórica de Mariana.

Distância do Centro Histórico e a dificuldade de acesso

Para alguns foliões, como o estudante de Administração, Victor Salviano, 27, a distância prejudica o acesso aos shows. “A Mina fica fora da cidade, o que causa diversos problemas. Mariana não tem transporte público adequado para atender as demandas”, diz. O químico industrial, Leandro Pablo, 22, partilha da mesma opinião. Segundo Leandro, a grande distância e a má qualidade do transporte público serão problemas durante o evento. “O folião não poderá transitar livremente entre uma atração e outra. Quem se deslocar até a Mina del Rey dificilmente irá querer retornar ao Centro. Além disso, o acesso ao local é escuro e a cidade não oferece transporte de qualidade”, afirma.

Qual é o preço do carnaval?

O novo pólo de atrações do carnaval marianense não é a única novidade deste ano. Pela primeira vez, a Prefeitura cobrará a entrada para os shows durante os dias de folia. A decisão do poder municipal tem gerado polêmica. “Apesar de que algumas pessoas digam que a venda de ingressos irá selecionar o público, eu diria que irá excluir aqueles que não podem pagar. Para muitos, o carnaval é a única oportunidade do ano para se divertir sem gastar muito”, defende Leandro. “O povo terá que pagar pelo carnaval duas vezes, afinal de contas pagamos impostos o ano todo”, completa.

Prejuízos para o comércio

Outro fator que vem causando desconforto em relação às mudanças no Carnaval são os possíveis danos para o comércio marianense. A proprietária da Choperia Videoplace, Nádia Regina Trad, acredita que as atrações na Mina del Rey prejudicarão significativamente o comércio local. “Desde o ano passado, a prefeitura tem afastado a programação para longe do centro da cidade. Em 2013, o prejuízo já foi grande e provavelmente o desse ano será ainda maior”, diz.

De acordo com a comerciante, durante o dia, as programações são voltadas para um público mais familiar e até mesmo infantil. “O movimento não é o mesmo que à noite, já que, durante o dia, quem freqüenta o jardim não consome tanto”, explica. Segundo Nádia, falta um investimento maior no comércio local durante o carnaval. “Nós pagamos impostos caríssimos durante todo o ano, por isso, acho que a prefeitura tem que incentivar o turismo e o comercio da cidade”, completa.

Impactos no carnaval tradicional

O carnaval de Mariana é conhecido tradicionalmente pelas festas de rua, com marchinhas e apresentações dos blocos e escolas de samba locais. Este ano, essas atrações estão mantidas. Durante os quatro dias, o centro histórico será palco para o costumeiro carnaval da cidade. No entanto, alguns marianenses acreditam que os eventos na Mina del Rey são uma concorrência para essas atrações locais. Segundo Victor Salviano, a contratação de artistas conhecidos nacionalmente interfere na essência do carnaval da cidade. “Com essa nova organização, a tradição é esquecida”, diz.

De acordo com a professora Carolina de Sá, 29, os shows na Mina del Rey deveriam acontecer em um outro momento, como a ExpoMariana. “Por serem shows de artistas de renome nacional, o Centro Histórico ou a Praça dos Ferroviários não comportariam tal público. Porém, esses shows trarão muitos transtornos à programação e aos comerciantes que ganham muito mais no Carnaval”, diz.

Para Leandro Pablo, a melhor parte do Carnaval em Mariana sempre foi poder sair pelo centro histórico e ter várias opções de atrações, desde as marchinhas até os pequenos shows de axé. “Vamos investir no que sempre deu certo: Carnaval na rua e para todos”, defende.

Movimentações nas redes sociais

No facebook, o evento “Todos contra a ideia maluca de ter carnaval na Mina del Rey e tentativa de cobrança”, que prevê a organização de uma manifestação em frente à Câmara de Mariana na próxima segunda-feira (17), conta, até o momento, com 381 participantes confirmados e 115 indecisos. Também circula um abaixo assinado online, que reúne 20 assinaturas.

– – –

Durante a coletiva de imprensa, que aconteceu no último dia 18, o Prefeito Celso Cota (PSDB) afirmou que, apesar dos estilos dos artistas que se apresentarão na Mina não serem normalmente relacionados diretamente com temas carnavalescos, os cantores apresentarão um repertório voltado para o carnaval. De acordo com o pronunciamento divulgado pela Prefeitura de Mariana através do site oficial, para Celso Cota, as mudanças não interferem no carnaval tradicional. Ao contrário, são um atrativo a mais para turistas e foliões. “O carnaval de Mariana sempre foi tido como uma festa da família e vamos oferecer ainda mais opções para recebermos cada vez mais gente. Tudo com muita segurança e conforto. Vamos garantir espaço para mostrar e valorizar nossa cultura e com essa gama de atrações, teremos uma festa que garantirá uma efervescência muito positiva e a movimentação do comércio local”, diz.

Notícias Relacionadas

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final desta página:

 

 

Já Curtiu?

                

 

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Desenvolvido por Sidiney Gomes · Copyright © 2011 - 2014 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
Carnaval marianense: polêmica, futebol e folia