Tem um negócio em Mariana ou Ouro Preto e quer ter publicidade até mesmo de graça para ele? Saiba mais AQUI

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » DESTAQUES, Mariana MG » Circovolante: 6º Encontro Internacional de Palhaços acontece de 25 a 28 de setembro em Mariana MG

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

circovolante-6o-encontro-internacional-de-palhacos-acontece-de-25-a-28-de-setembro-em-mariana-mg

Espetáculo Sem Refresco (Foto: Lincon Zarbietti)

 

O tradicional Circovolante – 6° Encontro Internacional de Palhaços, que reúne mais de 100 artistas circenses em Mariana – MG, já tem data: de 25 a 28 de setembro. Mas este ano a palhaçada começa mais cedo, de 11 a 24 de setembro acontece a descentralização do evento, com espetáculos em 10 bairros de Ouro Preto e Mariana, com patrocínio da Prefeitura de Mariana, CAIXA, VALE e apoio cultural da Samarco.

O Encontro vem se fortalecendo a cada edição, desenhando novos caminhos, experimentando novos formatos. A 6ª edição está muito focada nesta descentralização. Todo ano, as pessoas cobram mais apresentações do próprio Circovolante no Encontro, mas como estamos sempre ocupados com a produção, acaba não sendo possível. Por isso, este ano, vamos percorrer bairros e distritos com o nosso espetáculo ‘Sem Refresco’, com o espetáculo da Turma do Biribinha e do italiano Andréa Farnetani”, explica Xisto Siman, idealizador do evento.

Com o objetivo de estruturar um espetáculo que tivesse como base números tradicionais de palhaços brasileiros, o Circovolante convidou como orientador um reconhecido mestre da palhaçaria, Teófanes Silveira, o palhaço Biribinha, de Alagoas. Eduardo Dias, o palhaço Furreca, também foi chamado para participar do processo de pesquisa e montagem desse novo trabalho.

Durante os ensaios, Biribinha ressaltou a importância da precisão do texto do palhaço, das entradas clássicas que devem obedecer a uma sequência para a explosão do riso e, entre uma brincadeira e outra, o Sr. Teófanes ficava sério quando o assunto era a preservação da memória viva dos circos brasileiros pelas novas gerações de palhaços.

Assim surgiu o “Sem Refresco”, que conta a história de um pequeno circo, desses que a gente ainda encontra pelo interior do Brasil, onde Juaneto (João Pinheiro) e Furreca (Eduardo Dias) estão sempre se metendo em confusões, tentando se esquivar das responsabilidades. Mas eles têm que obedecer ao dono do circo, Xinin (Xisto Siman), um palhaço exigente e excêntrico que não dá refresco à dupla, buscando impor uma disciplina quase militar para mantê-la na linha e não perder a fama de durão. É nesta caricatura do mundo real, numa atmosfera onírica e particular, que o espetáculo acontece. A cumplicidade dos três palhaços dá vida à trama, sustentada por divertidos números clássicos da palhaçaria brasileira. Diversão garantida!

SERVIÇOS:
Descentralização do Circovolante – 6° Encontro Internacional de Palhaços
Entradas gratuitas.

Espetáculo “Sem Refresco”
Datas/horários/locais:
– 11 e 12 de setembro, às 10 e 15h, na Lona do Trem da Vale – Ouro Preto.
– 19 de setembro, às 20h, na Cachoeira do Brumado – Mariana
– 20 de setembro, às 16h, no Bairro Chácara – Mariana
– 21 de setembro, às 16h, no Adro da Igreja – Passagem de Mariana

Espetáculo “Uma Palhassada Musikada” – Turma do Biribinha
Datas/horários/locais:
– 23 de setembro, às 20h, no Bairro Rosário – Mariana
– 24 de setembro, às 20h, no Bairro Cabanas – Mariana

Espetáculo “Ovos Mexidos” – Turma do Biribinha
– 24 de setembro, às 20h, no Distrito de Antônio Pereira

Sobre o Circovolante

Apesar do clichê de que o circo está morrendo, a experiência do dia-a-dia prova o contrário. A arte circense se renova o tempo todo, reinventando seus espaços, e um exemplo disso é a manutenção, há 14 anos, do CIRCOVOLANTE em Mariana, no interior de MG. Palhaços, cômicos, bufões, músicos, brincantes, percorrem as estradas desse Brasil.

O Circovolante é uma combinação de labor circense com a divulgação dessa arte milenar. Nos últimos cinco anos, passou por importantes Encontros de Palhaços e se apresentando em diversos estados brasileiros.

Em sua sede, o Circovolante recebe regularmente crianças e adolescentes, que aprendem sobre o processo de funcionamento e gestão do grupo e compreendem melhor o ofício da arte circense. Também são ministradas oficinas para público em geral e o grupo possui um acervo com livros de história do circo e mais de 300 filmes de comédias mudas do princípio do século passado.

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final desta página:

 

 

Já Curtiu?

                

 

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Desenvolvido por Sidiney Gomes · Copyright © 2011 - 2014 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
Circovolante: 6º Encontro Internacional de Palhaços acontece de 25 a 28 de setembro em Mariana MG