Tem um negócio em Mariana ou Ouro Preto e quer ter publicidade até mesmo de graça para ele? Saiba mais AQUI

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » DESTAQUES, Mariana MG » Diretor do SAAE fala sobre o processo de hidrometração da cidade de Mariana

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

diretor-do-saae-fala-sobre-o-processo-de-hidrometracao-da-cidade-de-mariana

O SAAE inicia em 1º de junho a segunda etapa de implantação de hidrômetros, na cidade. Na primeira, o equipamento foi instalado nos prédios públicos, desta vez, serão hidrometrados todos os estabelecimentos comerciais e industriais, que são os grandes consumidores de água e precisam deste instrumento para regular o consumo e combater o desperdício.

A medida tem o objetivo de controlar o consumo de água, evitar o desperdício, diminuir as perdas no sistema de abastecimento e, consequentemente, aumentar a oferta de água para a população.

Serão instalados ao todo cerca de quatro mil hidrômetros, no prazo de 11 meses.

E para esclarecer todo esse processo de hidrometração, seus benefícios, as etapas da implantação e o papel da autarquia no controle do consumo, conversamos com o diretor executivo do SAAE, Valdeci Fernandes.

1 – O que é o hidrômetro?

VF – É um instrumento de medição volumétrica da água que passa pela entrada da rede de abastecimento.
É utilizado em larga escala pelas empresas de abastecimento de água para medir o consumo dos seus clientes, permitindo a emissão das contas de acordo com o volume consumido por cada um. Além disso, ajuda a estimar as perdas entre a produção e a distribuição de água. O contador de água e a posterior emissão de conta conforme o que foi consumido também ajudam os consumidores a ter consciência sobre a importância da utilização racional da água e identificação de vazamentos e eventuais desperdícios.

2 – Mariana receberá hidrômetros? Como será isso?

VF – Sim, a cidade receberá hidrômetros a partir de 1º de junho próximo, e o foco inicial serão os comércios e grandes consumidores. Neste primeiro momento serão instalados 4.200 hidrômetros, começando pelo bairro Vila do Carmo.

3 – Haverá custo para o cidadão?

VF – Não. O primeiro hidrômetro será por conta do SAAE que fará a instalação e colocação das respectivas caixas de proteção. É importante que a gente lembre que no caso de danos ao hidrômetro, vandalismo ou roubo, o fornecimento do novo equipamento correrá por conta do usuário.

4 – Quem é responsável por dar manutenção no hidrômetro?

VF – Apenas o SAAE pode fazer qualquer intervenção nos hidrômetros. Ninguém além de nossos funcionários, que são devidamente capacitados poderão limpar, abrir ou mesmo substituí-los.

5 – Como serão feitos os pedidos de nova ligação de água?

VF – O cidadão deverá se dirigir ao SAAE, levando os documentos que estão listados no site do órgão, e farão o requerimento normalmente. As novas ligações já serão realizadas com os hidrômetros. Vale lembrar que somente funcionários do SAAE podem fazer ligação de água.

6 – Como será a cobrança de água?

VF – Essa fase do trabalho é destinada apenas a comércios. Sendo assim, nós emitiremos a fatura apenas para conhecimento, durante três meses. Ao final desse período, a fatura já estará habilitada para recebimento, como qualquer outra conta.

7 – E o valor?

VF – Para os comércios, será adotado o valor efetivo e real do consumo. Já, no futuro, para as residências, trabalharemos com uma margem de 18 mil litros por residência, por mês, considerada, portanto, faixa de gratuidade. O consumo que ultrapassar essa faixa, incidirá em cobrança do valor integral do consumo.
Reforçamos que a faixa de gratuidade somente se aplica para uso residencial.

8 – Se a casa for alugada, como fica para mudar o nome do consumidor?

VF – O proprietário ou o inquilino deverão apenas se dirigir ao SAAE levando documentos pessoais e contrato de aluguel, com firma reconhecida para que seja alterado o nome do responsável pela casa. Esse serviço não será feito por telefone nem e-mail.

9 – Tenho uma pena d’água atendendo a duas casas. Como posso pagar a conta separadamente?

VF – Para pagar a conta separadamente, orientamos que sejam individualizadas as unidades consumidoras, com a instalação de leitores individuais. Aí o proprietário deverá vir ao SAAE, para fazer o pedido.

10 – E quanto ao desperdício?

VF – Acreditamos que com a tarifação da água, o desperdício diminua consideravelmente. Mas também estamos trabalhando com mecanismos para a diminuição já imediata desses abusos. Claro que pedimos sempre a colaboração das pessoas, pois dependemos ativamente da mudança de atitude para aferirmos resultados no abastecimento. O hidrômetro é importante também nesse processo, por dar condições para medirmos as perdas no sistema com os desperdícios.

Foto: Divulgação SAAE Mariana

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final desta página:

 

 

Já Curtiu?

                

 

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Desenvolvido por Sidiney Gomes · Copyright © 2011 - 2015 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
Diretor do SAAE fala sobre o processo de hidrometração da cidade de Mariana