Tem um negócio em Mariana ou Ouro Preto e quer ter publicidade até mesmo de graça para ele? Saiba mais AQUI

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » DESTAQUES, Mariana MG » Mariana: Desenvolvimento no escuro

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

mariana-desenvolvimento-no-escuro

Marília Mesquita – Do Portal Mariana

Não é um fato isolado o descaso da prefeitura com o bem estar e segurança da população de Mariana. Como se não bastasse o abastecimento problemático de água, a situação crítica de esgoto a céu aberto e a pavimentação precária na região dos bairros, o Centro, mesmo recheado de patrimônios tombados no conjunto arquitetônico e urbanístico, mesmo com toda a carga histórica, também é marcado pela negligência da administração pública.

A rua Salomão Ibrahim da Silva, ou popularmente, o Beco do Cica, continua as escuras. O que é irônico. Todos os meses, incorporado à fatura de energia elétrica pela distribuidora Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), vem para o consumidor o encargo do imposto mascarado com a denominação “Contribuição de Custeio de Iluminação Pública”, justamente para esse fim, que por sinal é um nome pomposo quando não existe a contribuição na manutenção, na fiscalização e no fornecimento da mesma pelos órgãos competentes, mesmo quando um direito da população.

Nesse contexto temos duas vertentes: de um lado a Prefeitura, composta pelo administrador e mantedor do bom funcionamento dos serviços públicos essenciais a população, inclusive a iluminação de vias públicas, e de outro lado, a terceirização de serviços, entre eles da distribuição de energia pelo grupo CEMIG, que propõe atuar na geração, transporte e distribuição energética e missionar com qualidade e responsabilidade social. São duas vertentes, dois responsáveis e nenhum comprometimento.

A situação pertinente além de deixar a população vulnerável a furtos, a aglomerados de usuários de drogas, ao desconfortável cheiro de urina, é também um retrato da omissão diante aos problemas públicos, em um jogo que responsáveis não buscam soluções e distribuem acusações. A Prefeitura Municipal de Mariana, ao contatada, realça a CEMIG como a mantenedora do serviço, ressalta o conhecimento da mesma sobre o fato e julga a breve solução do problema, o que a isenta de responder pela falta de ação. Em contrapartida, a CEMIG constata a não solicitação de reparo para a questão, mesmo com o registro de um protocolo do pedido de reparo e o prazo estipulado de 7 dias corridos para averiguação, encerrados no último dia 14 (veja a matéria completa aqui).

Resta a dúvida de qual breve será a solução deste problema e o receio da solução de outros e possíveis futuros problemas. Desta forma, o resultado da simples manutenção da iluminação prolonga-se por um mês, alguns posicionamentos, pouco empenho e o testemunho de moradores ao abandono e ao descarrilo de Mariana nos trilhos do desenvolvimento.

Notícias Relacionadas

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final desta página:

 

 

Já Curtiu?

                

 

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Desenvolvido por Sidiney Gomes · Copyright © 2011 - 2013 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
Mariana: Desenvolvimento no escuro