Tem um negócio em Mariana ou Ouro Preto e quer ter publicidade até mesmo de graça para ele? Saiba mais AQUI

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » DESTAQUES, Mariana MG » Mariana em estado de alerta por causa da estiagem

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

mariana-em-estado-de-alerta-por-causa-da-estiagem

Nível de água da ETA Sul cai para 35% do nível normal, o que corresponde a apenas 26L/s.

 

Com o prolongado período de estiagem, o nível de água dos mananciais para captação e abastecimento da cidade é o mais baixo dos últimos tempos, reduzido a menos de 35% de sua capacidade. A ETA Sul, que abastece 60% da cidade e opera em períodos normais 70L/s, agora processa apenas 26L/s.

De acordo com o diretor executivo do SAAE, Valdeci Fernandes, para suprir a consequente queda no abastecimento, equipes do SAAE passaram a trabalhar 24 horas por dia, e caminhões pipa carregam os reservatórios das estações de tratamento, ou direto nas residências em alguns pontos. “Estamos utilizando 10 caminhões pipas no atendimento diário, atendendo principalmente os bairros São Gonçalo, Rosário, Colina e Cabanas, locais mais altos e que mais sofrem com a crise”.

Outra medida adotada, há cerca de um mês, é o controle da vazão dos reservatórios, com modificações em sua manobra. Antes ela era feita por uma escala de horários. Porém, com a dificuldade para preencher os reservatórios, ele é feito agora de acordo com a quantidade de água que se encontra em cada unidade.

Manancial da Serrinha para captação de água do SAAE. Antes da estiagem, a água ultrapassava o muro observado na foto, descendo pelas pedras.

Manancial da Serrinha para captação de água do SAAE. Antes da estiagem, a água ultrapassava o muro observado na foto, descendo pelas pedras.

 

Caso a estiagem continue, Mariana pode decretar estado de emergência”, prevê o diretor, que observa a cada dia a queda do nível dos mananciais, devido ao intenso calor e também às queimadas que vem ocorrendo na vegetação do entorno da cidade.

Para conscientizar e preparar a população sobre essa situação, o SAAE de Mariana faz uma campanha de conscientização utilizando carros de som pelas ruas da cidade, além de intensificar a fiscalização, a fim de coibir abusos e o mau uso da água. “Pessoas flagradas desperdiçando água estão sendo notificadas e podem ser multadas e ter o fornecimento de água cortado”, lembra Valdeci.

Fotos: Divulgação SAAE Mariana

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final desta página:

 

 

Já Curtiu?

                

 

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Desenvolvido por Sidiney Gomes · Copyright © 2011 - 2014 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
Mariana em estado de alerta por causa da estiagem