Tem um negócio em Mariana ou Ouro Preto e quer ter publicidade até mesmo de graça para ele? Saiba mais AQUI

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » DESTAQUES, Mariana MG » Mariana em festa comemora 319 anos e volta a ser capital de Minas

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

mariana-em-festa-comemora-319-anos-e-volta-a-ser-capital-de-minas

Quinta-feira, 16 de julho de 2015. Em ritmo de festa, Minas Gerais e a sua primeira capital celebram os 319 anos. Solenidades cívicas, com homenagens e um festival de atrações culturais marcam o aniversário de Mariana, e as comemorações dos 70 anos de elevação a “Monumento Nacional”.

Ao som dos sinos das igrejas barrocas, a cidade desperta para a solenidade que inicia às 9 horas, com a missa em ação de graças em honra a padroeira Nossa Senhora do Carmo. Com devoção e fé, moradores se unem às autoridades em orações na cerimônia na igreja do Carmo.

Em seguida, acontece a sinfonia dos sinos, que soam por 10 minutos em homenagem a cidade, Primaz das Gerais, fundada em 1696 pelos bandeirantes, que vieram em busca de ouro e fizeram deste o primeiro núcleo urbano politicamente organizado.

No dia em que celebra os 319 anos, Mariana volta a ser capital simbólica do Estado. A partir das 10 horas, o prefeito Duarte Junior “Du” (PPS) recebe, na Praça Minas Gerais, o governador Fernando Pimentel, autoridades e convidados, para as comemorações do Dia do Estado de Minas Gerais. Neste dia, a capital mineira é, simbolicamente, transferida para Mariana. Na cerimônia serão entregues medalhas a personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de Minas e do Brasil.

PRESENTES

No aniversário de 319 anos de Mariana, quem ganha o presente é a população. Para marcar esta data, a Prefeitura preparou uma série de atrações artístico-cultural que irão movimentar a cidade ao longo do mês.

As comemorações começam na quinta-feira (10), com a abertura da tradicional Festa da Panela de Cachoeira do Brumado. Às 20 horas, na praça principal do distrito acontecem os shows. No domingo (12), a charmosa Praça Minas Gerais recebe, mais uma vez, a Filarmônica de Minas Gerais em um concerto gratuito às 20 horas. E no dia 25 de julho (domingo), às 21 horas, a atração é o Minas ao Luar no encerramento das comemorações dos 319 anos de Mariana.

Para marcar aniversário da primaz, a Secretaria Municipal de Desportos promove a tradicional Corrida da Cidade, que está em sua 21ª edição. A largada acontece no domingo (19), às 7 horas na Arena Mariana. Nesse mesmo dia, acontece a 3ª Caminhada da Cidade.

Foto: Omar Freire | Imprensa MG

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final desta página:

 

 

Já Curtiu?

                

 

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Desenvolvido por Sidiney Gomes · Copyright © 2011 - 2015 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
Mariana em festa comemora 319 anos e volta a ser capital de Minas