Confira as FOTOS da ExpoMariana 2014 => Clique Aqui...

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » DESTAQUES, Mariana MG » Operação Presença realizada pela Guarda Municipal de Mariana traz tranquilidade para a população

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

operacao-presenca-realizada-pela-guarda-municipal-de-mariana-traz-tranquilidade-para-a-populacao

 

Operações da Guarda Municipal de Mariana, integrada com as demais forças de Segurança ressaltam a importância da prevenção como instrumento eficaz de preservação da Ordem Pública.

 

A Guarda Municipal de Mariana realizou no dia 30 de setembro uma “Operação Presença”, abrangendo todo o Centro da Cidade. O objetivo da operação foi atuar preventivamente visando inibir qualquer ilícito que por ventura se propusesse ocorrer. A data escolhida se deu por ocasião do pagamento dos servidores públicos municipais que foi antecipado devido ao dia primeiro ser no sábado.

Já prevendo uma maior circulação de pessoas e carros pelo local, foi feito um mapeamento da área e um estudo para determinar o posicionamento dos Guardas, bem como das viaturas. Foi criada uma estratégia de trabalho e de como seria a forma de atuação nos pontos escolhidos. O efetivo de Guardas foi reforçado para atender a demanda na área central. O comércio foi orientado principalmente a respeito das notas falsas que circulam na cidade.

A operação transcorreu dentro da normalidade conforme planejado. A ação da Guarda Municipal provou mais uma vez que a prevenção é a melhor estratégia para fazer Segurança Pública com eficiência.

No dia 2 de Outubro (domingo) a Guarda Municipal integrada com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Fiscalização de Posturas realizaram uma “Operação Preventiva” na Praça Gomes Freire, com o objetivo de preservar a ordem pública, garantir a segurança daqueles que fazem uso sadio do local, coibir a ação de vândalos que vêm danificando o patrimônio público e evitar o uso de entorpecentes por crianças e adolescentes.

Nessa operação, os menores que foram flagrados fazendo uso de substâncias entorpecentes, foram imediatamente conduzidos às respectivas residências e entregues aos pais e/ou responsáveis que se comprometeram em adotar medidas educativas no sentido de evitar tal conduta.

Operações desta natureza continuarão acontecendo regularmente, para que a população marianense possa usufruir do ambiente com segurança e tranqüilidade, sobretudo nos finais de semana.

Com a integração das forças de Segurança Pública (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal), as guarnições foram compostas por quatro Guardas Municipais e um Policial Militar. Além de atuar na praça, as guarnições acompanhadas de Fiscal Municipal de Postura inspecionaram bares e restaurantes localizados nas imediações conferindo Alvarás de funcionamento, verificando também o cumprimento do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que proíbe a venda de bebida alcoólica para menores.

Clique aqui para saber mais sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proíbe expressamente a venda de bebidas alcoólicas à criança ou ao adolescente (artigo 81, inciso II), tendo inclusive criminalizado tal conduta, estabelecendo pena de detenção de dois a quatro anos e multa a quem “vender, fornecer ainda que gratuitamente, ministrar ou entregar de qualquer forma, a criança ou adolescente, sem justa causa, produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, ainda que por utilização indevida” (artigo 243).

comandante-leticia-delgado

"Operações desta natureza continuarão acontecendo regularmente", disse a comandante da Guarda Municipal de Mariana, Letícia Delgado.

“A presença ostensiva da PM e das GMs na Operação Presença, trouxe de volta a tranquilidade para os cidadãos marianenses que utilizam a Praça Dr. Gomes Freire para o lazer junto com seus familiares”, acrescentou ainda a Comandante da Guarda Municipal de Mariana, Letícia Delgado.

A Operação foi comandada pelo Capitão Laércio da PM, pelo Tenente Tito, Assessor Técnico de Governo(Segurança) e pela GM Letícia, Comandante da Guarda Municipal de Mariana.

operacao-presenca-1

operacao-presenca-2

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

 

COMENTE pelo facebook:

 

 

Seja o primeiro dos seus amigos. CLIQUE no botão "Curtir" da nossa fanpage.

 

Copyright © 2011 - 2011 Portal Mariana. O portal da cidade de Mariana MG, Ouro Preto, Itabirito e Região - Todos os Direitos Reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime - lei 9610/98.

2 Comments

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Copyright © 2011 - 2011 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
Operação Presença realizada pela Guarda Municipal de Mariana traz tranquilidade para a população
Portal Mariana recomenda a você o seguinte artigo: