Tem um negócio em Mariana ou Ouro Preto e quer ter publicidade até mesmo de graça para ele? Saiba mais AQUI

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » DESTAQUES, Mariana MG » Pagar ou não pagar pela água em Mariana?

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

pagar-ou-nao-pagar-pela-agua-em-mariana

Jamylle Mol – Do Portal Mariana

Colaboração: Aline Nogueira, Débora Mendes, Marília Mesquita e Silmara Filgueiras

Problemas estruturais no tratamento e distribuição de água em Mariana afetam o dia a dia da população há muitos anos. O município, abastecido por quatro Estações de Tratamento de Água (ETA), ainda tem um sistema de distribuição bastante primitivo que, muitas vezes, não atende toda a população. Uma das possíveis soluções para garantir que os marianenses não sofram mais com a falta de água potável é cobrar pela distribuição e tratamento. O Portal Mariana ouviu 200 marianenses e, desse número, mais de 60% preferia pagar pela água e ter um serviço melhor.

Segundo as 124 pessoas que se disseram favoráveis à cobrança de água na cidade de Mariana, pagar pelo serviço é uma possível garantia de que ele atenderá toda a população de uma forma mais eficaz do que a atual. Com as tarifas arrecadadas, a falta de água seria cada vez menor e a qualidade do tratamento aumentaria, diminuindo os riscos de propagação de doenças. Além disso, segundo os marianenses ouvidos pelo Portal Mariana, cobrar pela água é uma forma de despertar uma maior conscientização nas pessoas, que passariam a evitar o desperdício e usar os recursos hídricos com mais responsabilidade.

No entanto, para as outras 76 pessoas que responderam à enquete, pagar pelo fornecimento de água em Mariana é impensável. Os riscos de a verba arrecadada ser utilizada para outros fins é o que mais preocupa a população. De acordo com esses marianenses, Mariana tem um forte histórico de corrupção e mau uso do dinheiro público e, por isso, pagar pela água não é garantia de investimentos na área. Além disso, os altos gastos com impostos, que já pesam o bolso do cidadão, deveriam garantir que todos tivessem direito a receber água de qualidade.

A polêmica sobre pagar ou não pela água em Mariana é antiga. No entanto, nos últimos anos, com o aumento da população residente na cidade, os problemas de falta de água se intensificaram, prejudicando moradores e comerciantes de muitos bairros do município. De acordo com os dados do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), 98% da população marianense recebe água tratada em casa, no entanto, na prática, parece que esses dados não conferem com o cotidiano de quem vive na cidade.

Ver Também:

http://www.portalmariana.org/cidades/mariana-mg/marianenses-sofrem-com-a-ma-distribuicao-de-agua-na-cidade/

http://www.portalmariana.org/cidades/mariana-mg/mariana-abastecimento-irregular-de-agua-prejudica-estabelecimentos-comerciais/

Notícias Relacionadas

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final desta página:

 

 

Já Curtiu?

                

 

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Desenvolvido por Sidiney Gomes · Copyright © 2011 - 2014 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
Pagar ou não pagar pela água em Mariana?