Tem um negócio em Mariana ou Ouro Preto e quer ter publicidade até mesmo de graça para ele? Saiba mais AQUI

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » Economia e Negócios » Como reter os TALENTOS da sua empresa?

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

como-reter-os-talentos-da-sua-empresa

Por Heliene Vieira – HVH Consultoria Empresarial

O mercado de trabalho está aquecido. Pesquisas mostram que o nível de oferta de empregos está crescendo e cada dia que passa fica mais difícil para as empresas manter aqueles profissionais que são a “prata da casa”. Muitos trocam de emprego por causa do salário e benefícios ofertados pela concorrência, mas não é só isso! Alguns outros fatores contribuem (e muito) para que os profissionais troquem de camisa. Vejamos quais são eles:

1 – Falta de oportunidade para crescer na empresa. Se o profissional não tem oportunidade de fazer uma carreira na empresa onde está, ele com certeza, irá buscar outra empresa que possa oferecer chances de crescer.

2 – Falta de investimento em treinamento. Todo mundo tem necessidade de aprender coisas novas, de melhorar a forma de atuar. Empresas que não investem em treinamento perdem a oportunidade de melhorar a qualificação de sua mão de obra e de manter este funcionário na casa.

3 – Falta de estabilidade no emprego. Empresas que não conseguem fazer a gestão do negócio dando ao colaborador a confiança necessária para realizar o trabalho, estão destinadas a perdê-lo para outra que oferte isso a ele.

4 – O colaborador não gostar do que faz ou não sentir que seu trabalho é importante.

5 – Falta de condições de trabalho. Pode ser falta de recursos como ferramentas, tecnologia, ambiente limpo e seguro, falta de estrutura gerencial.

6 – Gestores que não sabem lidar com a equipe. Não sabem tratar os colaboradores com respeito, educação, não sabem orientar como o serviço deve ser realizado e tampouco demonstram preocupação com o bem estar dos funcionários.

7 – Falta de objetivos. Empresas precisam ter metas e estas devem ser muito claras para os colaboradores. Um time não pode entrar em campo sem conhecer as regras do jogo.

8 – Falta de comprometimento do grupo para a realização do trabalho. Se não existe respeito e companheirismo entre os colegas de trabalho, fica difícil atingir os objetivos.

9 – Falta de um sistema de recompensas e de punições. Todo mundo gosta de ser reconhecido e valorizado. Reconhecimento não é dinheiro. Reconhecimento pode ser um elogio, uma carta de agradecimento, um certificado de Honra ao Mérito. Punir quem erra também pode ajudar a melhorar os resultados. Um bom Código de Ética deixa as regras claras para todo mundo.

10 – Salários e benefícios. Num mercado tão competitivo, a prática é pagar o salário de mercado, ou seja, o que é praticado pelas empresas da região. Para os benefícios, o raciocínio é o mesmo. Plano de saúde, cartões alimentação, bolsa de estudos são diferenciais que atraem os profissionais de diversos segmentos.

PARTICIPE da matéria pelo facebook:

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final desta página:

 

 

Já Curtiu?

                

 

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Desenvolvido por Sidiney Gomes · Copyright © 2011 - 2013 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
Como reter os TALENTOS da sua empresa?