Tem um negócio em Mariana ou Ouro Preto e quer ter publicidade até mesmo de graça para ele? Saiba mais AQUI

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » Economia e Negócios » A escolha de Murilo Ferreira para presidência da Vale repercute internacionalmente

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

Murilo Ferreira é o novo presidente da Vale

Escolha de Murilo Ferreira para presidência da Vale provoca desconfiança de influência do Estado na maior companhia privada do Brasil.

Na noite de segunda-feira, 04/04,  o executivo Murilo Ferreira foi escolhido pelos controladores da Vale para a presidência da companhia, em substituição a Roger Agnelli, que ocupava o cargo há quase dez anos.

No mesmo dia, o Ministro das Minas e Energia, Edison Lobão,  havia declarado que “A Vale precisa contribuir mais fortemente com os interesses do país”, refeerindo-se  à necessidade de se agregar valor ao minério de ferro antes de exportá-lo.

A ligação da declaração do ministro e da escolha de Murilo Ferreira para presidir a Vale estão repercutindo no mundo de forma a gerar desconfiança de que o governo brasileiro tem influência na Companhia Vale.

Dois grandes jornais internacionais deram destaque à escolha de Murilo Ferreira para presidente da Vale afirmando que é uma manobra do governo federal para controlar a maior companhia privada do país.

Um deles, o Wall Street Journal trouxe na edição de hoje, uma matéria falando que, depois de uma longa batalha com o governo, a saída de Roger Agnelli  e a entrada de Murilo Ferreira como  presidente da Vale foi forçada.  A matéria fala ainda que o governo brasileiro tenta exercer influência para que a Vale contribua mais para o mercado interno.

Outra publicação importante que deu destaque ao tema foi a revista britânica Financial Times (FT). Jonathanm Wheatley disse   hoje (05/04) em sua coluna que  se Murilo Ferreira for, de fato a escolha da presidente Dilma Rousseff, a subida dele à presidência da Vale só confirma o medo dos investidores de que o governo tem forte influências nas instâncias da Vale, mesmo sendo ela uma empresa privada.

O Financial Times faz esta referência porque segundo fontes que acompanham o processo, Murilo Ferreira era o candidato da presidente Dilma Rousseff. Os dois se conheceram quando Dilma era Ministra das Minas e Energia, e Ferreira, presidente da Albrás, fabricante de alumínio.

Durante as muitas reuniões de Dilma com Ferreira, (ele era especialista da Albrás, grande consumidora de energia) eles trocavam muitas informações sobre o setor.

 

O texto da Financial Times diz ainda que a saída de Agnelli se deu pelo interesse que o Brasil tem em focar na produção nacional de aço, em detrimento das exportações para a China, e conclui que nessa batalha, o governo brasileiro saiu vencedor.

BNDES

Mas, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho,   disse que a escolha de Murilo Ferreira não deve alterar a disposição da companhia Vale para atuar na produção de aço. Ele falou ainda que a atual diretoria presidida por Rogério Agnelli já manifestava interesse em atuar nessa área.

Segundo a assessoria de imprensa da Vale, a companhia atua em quatro projetos para a produção de aço no Brasil, dentre os quais destacou a Aço Laminados do Pará (Alpa) que receberá investimento da Vale no valor de US$ 3,2 bilhões, e deve começar a produzir aço, em 2014, com minério de ferro retirado de Carajás.

Murilo Ferreira e a Vale

Murilo é ex-funcionário da companhia Vale. Trabalhou lá por duas vezes, sendo a última de 1998 a 2009, como presidente da Vale Inco, no Canadá.  Murilo deixou a empresa por questões de saúde, depois de enfrentar problemas com sindicatos locais, que acabaram desencadeando uma prolongada greve.

Embora a escolha de Murilo já tivesse sido pressentida foi recebida com surpresa  porque o favorito, na verdade, era Tito Martins, diretor executivo e atual presidente da Inco.  Outro candidato à presidência da Vale era José Carlos Martins, diretor executivo de Estratégia, Vendas e Marketing da empresa.

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final desta página:

 

 

Já Curtiu?

                

 

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Desenvolvido por Sidiney Gomes · Copyright © 2011 - 2011 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
A escolha de Murilo Ferreira para presidência da Vale repercute internacionalmente