Tem um negócio em Mariana ou Ouro Preto e quer ter publicidade até mesmo de graça para ele? Saiba mais AQUI

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » Minas Gerais » Comissão da ALMG quer formular política estadual do futebol amador

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

comissao-da-almg-quer-formular-politica-estadual-do-futebol-amador

Iniciativa foi defendida em audiência que discutiu problemas como desativação e infraestrutura precária de campos

A formulação de uma Política Estadual de Apoio ao Futebol Amador foi o principal caminho apontado para dar novo fôlego ao esporte em audiência pública realizada nesta terça-feira (25/8/15) pela Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O debate aconteceu atendendo a requerimento dos deputados Anselmo José Domingos (PTC) e Geraldo Pimenta (PCdoB), respectivamente presidente e vice da comissão.

Entre os principais problemas apontados por atletas, dirigentes, árbitros e fãs do esporte estão a desativação de campos em virtude da especulação imobiliária, a precária infraestrutura daqueles espaços ainda em funcionamento e a falta de apoio dos órgãos públicos e da iniciativa privada para o funcionamento de escolinhas e a organização das competições.

O futebol é um patrimônio brasileiro e suas origens, nos campos de várzea, precisam ser protegidas e incentivadas. Esta comissão tem recebido inúmeras demandas, e a principal delas é a preservação dos locais de prática esportiva, cada vez mais ameaçados pela especulação imobiliária. Os que ainda funcionam estão cada vez mais precários”, denunciou o deputado Geraldo Pimenta. “Sempre é bom lembrar que a prática esportiva faz bem à saúde e, no caso do futebol amador, que é o mais democrático dos esportes, além de contribuir para que tenhamos menos pessoas doentes nos hospitais, ainda ajuda na formação de nossa juventude e na diminuição da violência urbana”, completou o parlamentar.

Para resolver esse e outros problemas, a Comissão de Esporte vai se empenhar, a partir de agora, em articular todos os segmentos envolvidos e formular uma política estadual do setor, a ser aprovada na ALMG. De acordo com o deputado Geraldo Pimenta, a organização de um ciclo de debates e a realização de uma série de audiências públicas pelo interior em torno do tema vão embasar a iniciativa.

A comissão vai perseguir esse objetivo. De imediato, não podemos perder mais campos. Muitas vezes, mais do que ajudar o futebol amador, o poder público também tem que parar de atrapalhar”, criticou o deputado Anselmo José Domingos. Ele lembrou ainda outras ações positivas da comissão, como a lei que liberou a volta do consumo de álcool nos estádios. “Esse era um preconceito contra o futebol”, criticou.

O deputado Fábio Avelar Oliveira (PTdoB), como atleta amador e incentivador do esporte, lembrou ainda a importância da volta das partidas preliminares nos jogos profissionais como um incentivo decisivo ao futebol amador, tema que vem sendo debatido pela comissão. “Participar de um jogo assim é um sonho de quem pratica o esporte de forma amadora”, apontou. Já o deputado Roberto Andrade (PTN) defendeu que, além de maior apoio do poder público, ele deve ser mais forte para as entidades que oferecem as escolas de futebol para crianças e adolescentes.

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final desta página:

 

 

Já Curtiu?

                

 

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Desenvolvido por Sidiney Gomes · Copyright © 2011 - 2015 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
Comissão da ALMG quer formular política estadual do futebol amador