Tem um negócio em Mariana ou Ouro Preto e quer ter publicidade até mesmo de graça para ele? Saiba mais AQUI

Inscrever no RSS:Notícias Comentários

Você está aqui : Home » Mundo » Juiz boliviano usa folhas de coca para ditar suas sentenças

 

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

juiz-boliviano-usa-folhas-de-coca-para-aplicar-sentencas

Juiz boliviano Gualberto Cusi durante ritual indígena.

 

Juiz boliviano usa folhas de coca para ditar suas sentenças

O juiz boliviano do Tribunal Constitucional, Gualberto Cusi, causou uma grande polêmica no país após afirmar na última quarta (14), que faz uso de folhas de coca para ditar suas sentenças.

A prática conhecida como “ler” folhas de coca, utilizada no xamanismo, consiste em jogam as folhas sobre uma manta tecida para este fim (unkhuña), e de acordo como as folhas caem e a maneira que se comunicam entre elas são capazes de ler o futuro. Neste rito, o lado verde escuro é o positivo, o ativo, e o verde claro o negativo, o receptivo.

Embora o juiz Gualberto Cusi, receba o apoio do presidente da Bolívia Evo Morales, Líderes de oposição, outros juízes, juristas, diplomatas credenciados em La Paz e analistas políticos, fizeram inúmeras criticas ao considerar o ato como um verdadeiro disparate, já que uma sentença não pode ser decidida através de uma espécie de “cara ou coroa.”

Já o juiz suplente Milton Mendoza, do mesmo tribunal que Gualberto Cusi, declarou que “isso é uma vergonha porque o Constitucional é um órgão claramente técnico. Ele precisa avaliar com princípios se as decisões respeitam a Constituição, as leis e os direitos fundamentais.”

“A avaliação deve ser feita através da ciência do Direito e, de nenhuma maneira, através de artes ou quebra-galhos. Com todo respeito, elas não constituem parte do direito”, acrescentou Mendoza.

Pouco tempo depois das declarações de Cusi, que possui origem aimara, o presidente Evo Morales, desta mesma etnia andina, pediu aos máximos tribunais para cumprir o “grande desafio” de “exportar a justiça boliviana”.

Participe pelo facebook:

COMPARTILHE esta matéria com seus amigos. #espalhe

 

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final desta página:

 

 

Já Curtiu?

                

 

PARTICIPE da matéria através do formulário abaixo:

Desenvolvido por Sidiney Gomes · Copyright © 2011 - 2012 · Portal Mariana · Todos os Direitos Reservados · É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer texto ou imagem deste site, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais constitui crime – lei 9610/98 · diHITT - Notícias
Juiz boliviano usa folhas de coca para ditar suas sentenças