Adimar (PTB) Bambu (PDT) Bruno Mol (PSDB) Cristiano Vilas Boas (PT) Daniely Alves (PR) Fernando Sampaio (PRB) Juliano Duarte (MD) Leitão (PNT) Marcelo Macedo (PSDB) Pedro do Eldorado (PR) Prof. João Bosco (PP) Raimundo Horta (PMDB) Tenente Freitas (PHS) Tião do Sindicato (PTC) Zezé de Nego (PTB)
 

Aniversário de 302 anos da Câmara é marcado por solenidade de honras

15 de julho de 2013

 

aniversario-de-302-anos-da-camara-e-marcado-por-solenidade-de-honras

Sidiney Gomes – Do Portal Mariana

Na quinta-feira, 4 de julho, em comemoração aos 302 anos da Câmara Municipal de Mariana, aconteceu às 19h, no Teatro SESI Mariana, o evento de entrega de homenagens, sendo eles, o Título de Cidadania Honorária, que é entregue a personalidades que não nasceram em Mariana, mas que moram na cidade há muitos anos e exercem aqui importantes funções e/ou trabalhos, a Medalha de Mérito Legislativo é concedida a personalidades de destaque em sua área de atuação, Mérito Legislativo Especial Cidadão Honorário Especial, totalizando 32 homenageados indicados pelos vereadores.

A mesa diretora foi composta pelo presidente da Câmara, vereador Bruno Mol; o vice-presidente, vereador Juliano Duarte;  a primeira secretária, vereadora Daniely Alves; e o vice-prefeito, Duarte Junior, que também discursou no final do evento. Zélia Ferreira de Souza Miranda, uma das homenageadas com o título de Cidadania Honorária, discursou em nome dos cidadãos honorários; já o vereador Raimundo Horta, fez o discurso em nome dos vereadores e; o delegado regional, Valfredo de Sá Filho, homenageado com a medalha de Mérito Legislativo Especial, discursou em nome de todos os agraciados do mérito legislativo.

Tendo como patrono o vereador Professor João Bosco, um dos homenageados da noite foi o vereador Geraldo Sales de Souza – Bambu, nascido em Piranga, em 30 de dezembro de 1959. Casado com Maria José Cota, pai de dois filhos, Marcela e Hugo e avô de Lavínia e Bernardo. Bambu mudou-se para Mariana em 1972, é militante do PDT desde 1990, foi eleito vereador pela primeira vez em 2000 com 514 votos, reeleito vereador em 2004 com 911 votos e em 2008 com 1562 votos.

aniversario-de-302-anos-da-camara-e-marcado-por-solenidade-de-honras-1

Em 2011, Bambu foi eleito presidente da Câmara Municipal e assumiu interinamente a Prefeitura Municipal de Mariana no período de 01 de janeiro a 31 de agosto de 2011. Reeleito a vereador no ano de 2012 com 1222 votos, está em seu 4º mandato consecutivo. “Eu já me considerava marianense porque mudei pra mariana aos 12 anos de idade, mas agora, me senti muito honrado de ser marianense de fato e de direito, agradeço muito ao vereador João Bosco pela lembrança e de me tornar marianense de fato“, disse Bambu.

Outra merecida homenageada da noite com a medalha de Mérito Legislativo, foi a advogada, Maria de Fátima de Mello Gomes, que teve como sua patronesse, a vereadora Daniely Alves. Dra Fátima Mello é natural e de tradicional família marianense, graduada em Direito e pós-graduada em Direito Público, Direito Penal e Direito Processual Penal e Direito Processual Civil. Advoga em Mariana e região há 28 anos. Integra o corpo societário da Gomes e Queiroz Advogados Associados, tendo neste período prestado serviços há várias empresas e exercido as funções públicas de Defensora Pública e Procuradora Adjunta do município de Mariana.

aniversario-de-302-anos-da-camara-e-marcado-por-solenidade-de-honras-2

No âmbito social, a advogada participou e participa, inclusive, na estruturação, constituição, consultoria e como integrante de diversas sociedades civis existentes no município e região. Primeira mulher advogada criminalista da Comarca de Mariana e um dos fundadores da 172ª Subseção da OAB-MG em Mariana exercendo atualmente o cargo de Delegada de Prerrogativas. Teve papel decisivo como advogada em processos judiciais eleitorais buscando a regularização político administrativo do município de Mariana no período de 2009/2012.

Em entrevista ao Portal Mariana, Dra. Fátima disse que, “muito me honrou a homenagem com o recebimento da Medalha do Mérito Legislativo que recebi da Câmara Municipal de Mariana, através da Vereadora Danielly Alves. Como cidadã marianense esta honra me traz  agradecimento, responsabilidade e dever de continuar trabalhando em prol da coletividade. Quero agradecer de público a todos os Vereadores e principalmente a minha querida amiga Daniely Alves pela indicação. Aos senhores vereadores, as palavras de agradecimento são pequenas diante do meu contentamento por esta Medalha, e à você Daniely só as lágrimas podem demonstrar toda minha gratidão. Muito Obrigado!

Protesto

Diversos integrantes do movimento popular “Somos todos Mariana” estiveram presente no evento como forma de protesto em relação à Reinaldo Cota, por ter sido indicado (patrono) pelo vereador Fernando Sampaio, para receber a Medalha de Mérito Legislativo.

Reinaldo não compareceu ao evento e quando o seu nome e o nome do patrono foram mencionados, os manifestantes vaiaram e começaram a cantar uma música que dizia: “A Transcotta recebendo o prêmio, é a maior piada do milênio“.

Não houve nenhuma repressão ao protesto por parte da mesa diretora durante o evento.

Música

O encerramento do evento foi marcado pela magnífica apresentação do Coral da Academia Cantares, da cidade de Itabirito MG, que encantou o público presente, sendo aplaudido de pé no término da apresentação.

Para ver as fotos do evento acesse esse link.

PARTICIPE pelo facebook:

Leave a Comment

Previous post:

Next post: