Adimar (PTB) Bambu (PDT) Bruno Mol (PSDB) Cristiano Vilas Boas (PT) Daniely Alves (PR) Fernando Sampaio (PRB) Juliano Duarte (MD) Leitão (PNT) Marcelo Macedo (PSDB) Pedro do Eldorado (PR) Prof. João Bosco (PP) Raimundo Horta (PMDB) Tenente Freitas (PHS) Tião do Sindicato (PTC) Zezé de Nego (PTB)
 

Capitão Gláucio fala sobre Segurança Pública na Câmara de Vereadores

10 de março de 2013

 

capitao-glaucio-fala-sobre-seguranca-publica-na-camara-de-vereadores

 

Comandante apresenta dados estatísticos e fala sobre o trabalho da Polícia Militar

 

Por Dreisse Drielle – Portal Mariana

Durante a reunião realizada na última segunda-feira (4) na Câmara dos Vereadores, o comandante da Polícia Militar de Mariana, Capitão Gláucio Damasceno, esteve presente, a pedido da vereadora Daniely Alves (PR) e do vereador Tião do Sindicato (PTC), para que fosse discutido a Segurança Pública da cidade de Mariana. Com a palavra, o Capitão deu destaque para os 54 mil habitantes, de acordo com os dados do IBGE e os 1.194 km² de área territorial, complementando que Mariana possui ainda 35 localidades entre distritos e subdistritos.

Sobre a segurança na cidade, o Capitão afirmou que em 2012 foram 1495 pessoas presas por infrações contra apenas 948 pessoas em 2009, apresentando ainda dados que confirmam que em 2010 foram 605 furtos e arrombamentos, havendo uma queda nesse número em 2011 e um aumento em 2012.

Quanto às operações realizadas pela polícia, o número é muito maior: 2082 operações em 2009 e um aumento considerável em 2012, fazendo com que esse número subisse para 4252 operações. O número de apreensão de armas de fogo na cidade foi de 82 em 2009 para mais de 100 em 2012. Comentou ainda do patrulhamento rural, dando destaque para o patrulhamento dos distritos de Cachoeira do Brumado e Monsenhor Horta, citando também os Quartéis presentes em Santa Rita Durão e Diogo de Vasconcelos, além do de Mariana.

capitao-glaucio-fala-sobre-seguranca-publica-na-camara-de-vereadores-1

O Capitão Gláucio completou dizendo que a Polícia Militar da cidade pretende aumentar o policiamento preventivo em locais de risco, como nos bairros Cabanas e Barro Preto e atender também a nova demanda da Rua Bom Jesus. Para finalizar, disse que o principal objetivo da Polícia Militar, que hoje conta com 63 policiais, é manter a ordem e prevenir que o crime ocorra, atuando de forma articulada com os sistemas de defesa e com o cidadão de bem, trabalhando também na preservação do patrimônio e do meio ambiente promovendo a paz social.

Finalizando, o Capitão Gláucio disse que “nosso serviço é difícil e nossa profissão é perigosa. Às vezes ela é questionada e de certa forma não reconhecida, mas eu gostaria de deixar os vereadores tranquilos porque enquanto eu estiver à frente da Polícia Militar, eu tenho um grande compromisso com a comunidade porque nós também somos da comunidade e também podemos ser vítimas de um infrator e eu quero que a prestação de serviço da Polícia Militar seja igual para qualquer um dos cidadãos e estou sempre a disposição dos senhores no quartel”.

capitao-glaucio-fala-sobre-seguranca-publica-na-camara-de-vereadores-2

PARTICIPE pelo facebook:

Leave a Comment

Previous post:

Next post: