Adimar (PTB) Bambu (PDT) Bruno Mol (PSDB) Cristiano Vilas Boas (PT) Daniely Alves (PR) Fernando Sampaio (PRB) Juliano Duarte (MD) Leitão (PNT) Marcelo Macedo (PSDB) Pedro do Eldorado (PR) Prof. João Bosco (PP) Raimundo Horta (PMDB) Tenente Freitas (PHS) Tião do Sindicato (PTC) Zezé de Nego (PTB)
 

Demissões em mineradoras são tema de reunião entre Câmara e sindicato

26 de julho de 2015

Post image for Demissões em mineradoras são tema de reunião entre Câmara e sindicato

Em defesa dos trabalhadores, o presidente da Câmara de Mariana, Tenente Freitas, e os vereadores Cristiano Vilas Boas e Juliano Duarte receberam membros do Sindicato Metabase Inconfidentes na tarde do dia 21 de julho. Eles debateram o cenário da exploração mineral, os cortes de custos feitos pela mineradora Vale e como isso tem afetado os trabalhadores da cidade de Mariana e da região.

De acordo com o diretor sindical Valério Vieira, os funcionários temem por possíveis novas demissões, cortes em benefícios e arrocho salarial. “Nós estamos vivemos um momento em que existe um processo muito grande de demissões por parte da Vale e que não é justificado economicamente“, pontua Vieira. Segundo ele, já são mais de 600 demissões de trabalhadores registradas em Mariana. O presidente da Câmara destacou que o problema é comum às cidades em que há exploração do minério e sugeriu uma união de forças. “Vamos fazer uma Audiência Pública e trazer as cidades de Ouro Preto, Itabirito, Congonhas, Itabira e Nova Lima para participarem com a gente dessa discussão“, anuncia o presidente da Câmara. O objetivo é debater a mineração e os impactos em nossas cidades. Para o vereador Cristiano, o debate será importante para que os municípios mineradores encontrem alternativas para enfrentar a queda do preço do minério.

Mariana é uma cidade mineradora e infelizmente estamos vendo um grande número de demissões da Vale na cidade. Isso afeta diretamente cada cidadão, já que cada funcionário demitido é um consumidor a menos no comércio, o que gera também a queda na arrecadação do Município“, ressalta o vereador Juliano.

Devido ao recesso parlamentar do mês de julho, a audiência foi pré-agendada para o dia 20 de agosto e será confirmada no próximo dia 3, durante a primeira reunião ordinária dos vereadores no segundo semestre de 2015.

Foto: Divulgação CMM

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final da página:

Leave a Comment

Previous post:

Next post: