Adimar (PTB) Bambu (PDT) Bruno Mol (PSDB) Cristiano Vilas Boas (PT) Daniely Alves (PR) Fernando Sampaio (PRB) Juliano Duarte (MD) Leitão (PNT) Marcelo Macedo (PSDB) Pedro do Eldorado (PR) Prof. João Bosco (PP) Raimundo Horta (PMDB) Tenente Freitas (PHS) Tião do Sindicato (PTC) Zezé de Nego (PTB)
 

Elizabeth Cota fala sobre educação municipal no Plenário da Câmara

13 de março de 2013

 

elizabeth-cota-fala-sobre-educacao-municipal-no-plenario-da-camara

Por Sidiney Gomes – Diretor do Portal Mariana

Educação municipal foi um dos principais assuntos discutidos no plenário da Câmara nessa segunda (11), que contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Elizabeth Cota, atendendo o convite proposto no requerimento 007/2013 de autoria do vereador Zezé de Nego (PTB), que também integra a comissão de Educação da Câmara.

Durante o seu discurso, falando sobre o tema antes de responder as questões que seriam feitas pelos vereadores, Elizabeth mencionou e agradeceu a presença de sua equipe no plenário e disse que ficou feliz pelo vereador Zezé de Nego ser o integrante da Comissão de Educação da Câmara e também convidou todos os vereadores para que sejam participantes da educação no município, estimulando-os a frequentarem a secretaria e participarem das decisões, acompanhando-as de perto. Falou também que não quer saber quem é do lado A ou B, porque todos aqui nos representam, “a Secretaria de Educação está de portas abertas e tudo está sendo feito com muita transparência“, frisou a secretária.

Elizabeth também falou dos momentos de instabilidade política na cidade dizendo que sabe quais são os anseios referentes à educação e que não condena a atitude de ninguém, dizendo que todos ali presentes sabem, sua equipe sabe e toda a cidade sabe, mencionando também, que sabe o que cada vereador que já está ali no seu segundo e terceiro mandato passaram. Também os vereadores que estiveram interinamente sentados na cadeira do executivo, “foram momentos de instabilidade“, disse Elizabeth. Também disse que não condena nenhum Secretário de Educação porque cada um deu a sua contribuição, cada um no seu momento, “e agora chegou o meu momento, a responsabilidade é muito grande, a cobrança em torno de vocês é muito grande, a cobrança nossa em cima de vocês também será muito grande. Nós não queremos trabalhar sozinhos, nunca vamos trabalhar sozinhos, nós temos que trabalhar junto com vocês“, enfatizou a secretária.

Elizabeth Cota disse que também queria externar naquele momento a parceria com a Comissão de Educação da Câmara, citando o nome dos vereadores participantes, Zezé de Nego, Tenente Freitas e Prof João Bosco, dizendo que dentro da medida do possível e do agendamento dos mesmos, gostaria que estivessem mais presentes diante das ações da secretaria. “Recebemos uma casa desorganizada, não por culpa de ninguém, mas por culpa de todos nós, não quero individualizar a situação de ninguém aqui. Eu falo que infelizmente, nós estamos hoje carregando a marca da reprovação do IDEB, eu carrego, a cidade de Mariana carrega a marca da reprovação do IDEB, mas nós vamos reverter esse quadro. A culpa é de uma situação que acometeu a nossa cidade e que deixou a população triste, desolada, insegura. Foi uma situação difícil pra todo mundo. Então, nós queremos agora, dar continuidade a todos os bons projetos que foram iniciados nesses 4 anos e mudar alguma situação, algum projeto que não deu certo” disse a secretária.

elizabeth-cota-fala-sobre-educacao-municipal-no-plenario-da-camara-1

Irregularidades

De acordo com a secretária, irregularidades encontradas não foram poucas, citando a situação de alguns funcionários em alguns quadros que estão sendo regularizados dentro do estatuto do servidor e dentro do estatuto do magistério. Com relação à merenda escolar, Elizabeth disse que a situação já foi regularizada.

Tempo Integral

Sobre o tempo integral disse que irá estendê-lo para a educação infantil para as crianças do 1º e 2º período nas escolas onde houverem a possibilidade e condições para isso. Também irão ampliá-lo para os alunos do sexto ano que é a antiga 5ª série.

Creches

Já sobre a situação crítica das creches, disse que encontrou um relatório realizado por coordenadores da gestão anterior que inclusive foi muito bom porque situou a secretaria dentro de preceitos e pareceres da gestão anterior que auxiliando muito a retomada. Falou também que todos sabem da situação onde não houve a construção de creches nos últimos 4 anos e foi um problema enfrentado por todos os prefeitos que passaram ali e que a demanda é muito grande e todos sabem do problema da super lotação das mesmas. Segundo a secretária, a creche do bairro Santa Rita de Cássia tem 46 crianças a mais e temos que estabelecer critérios para novas matrículas e que a Constituição diz que até o ano de 2016 o atual governo tem que atender essa demanda e eles irão trabalhar muito para isso.

Para saber mais detalhes sobre a situação das Creches na cidade de Mariana MG acesse essa reportagem do Portal Mariana.

Projetos

A secretária também disse que entrará com o Projeto PRONATEC que é um programa muito bom do Governo Federal e estará buscando recursos para isso. Capacitação profissional, segundo Elizabeth, é outra meta para a secretaria de educação. Finalizando a secretária disse que a demanda da cidade é muito grande e eles tem que atender essa demanda e a forma que irão utilizar para isso é ouvir a comunidade, segundo ela a Secretaria de Educação está correndo contra o tempo, muito trabalho pela frente e tem muitos projetos a serem implantados, citando um grande Seminário de Educação nos dias 4,5 e 6 de abril e uma grande feira literária na cidade com a presença de muitas editoras, mencionando que ela quer que os pais venham até essa feira e ajude a escolher a literatura dos filhos e que também quer que os alunos participem ajudando na escolha dessa literatura.

Então, nós estamos lá na secretaria com muita garra, com muita luta, com muita responsabilidade, com muita vontade de trabalhar. Estou aqui aberta para qualquer questionamento, a minha equipe também está ali, estão presentes a coordenação de todas as áreas que estão disponíveis para responderem qualquer questionamento de todos vocês. Eu tenho representantes de todas as pastas ali, da EJA, da parte pedagógica, das creches, da parte de planejamento, do suprimento, do transporte, da merenda. A equipe toda está aqui justamente para responder a qualquer questionamento de vocês“, finalizou assim o seu discurso.

PARTICIPE pelo facebook:

Leave a Comment

Previous post:

Next post: