Adimar (PTB) Bambu (PDT) Bruno Mol (PSDB) Cristiano Vilas Boas (PT) Daniely Alves (PR) Fernando Sampaio (PRB) Juliano Duarte (MD) Leitão (PNT) Marcelo Macedo (PSDB) Pedro do Eldorado (PR) Prof. João Bosco (PP) Raimundo Horta (PMDB) Tenente Freitas (PHS) Tião do Sindicato (PTC) Zezé de Nego (PTB)
 

Em seus 304 anos, Câmara concede Títulos de Cidadania Honorária e Medalhas de Mérito Legislativo

8 de julho de 2015

Post image for Em seus 304 anos, Câmara concede Títulos de Cidadania Honorária e Medalhas de Mérito Legislativo

Com o objetivo de ressaltar que cada cidadão é responsável pelo desenvolvimento do município, os vereadores, representantes da sociedade marianense, homenagearam pessoas que se destacam em ações em prol da cidade. Os quinze parlamentares, sob a presidência do vereador Tenente Freitas, reuniram-se no dia 4 de julho para a entrega de 15 títulos de Cidadania Honorária, 15 medalhas de Mérito Legislativo e uma medalha de Mérito Especial. A solenidade celebrou os 304 anos da Câmara de Mariana e foi realizada no auditório Aníbal Walter do Centro de Convenções.

Entre os agraciados desta edição, estão personalidades da área da saúde, como o médico José Carlos Zanon e a dentista Marisa Marchetti; do universo jurídico, como a advogada Josíris Ferreira; da religiosidade, como a irmã Conceição e o padre Geraldo Martins Dias; da segurança pública, como o capitão Erly Costa, o secretário de Defesa Social Tenente Braz Azevedo e o sargento Carlos Alberto dos Santos; e dos mais diversos segmentos. “Considero este momento um dos mais importantes da minha vida“, declara Josíris, que recebeu o título de Cidadã Honorária e discursou em nome dos novos cidadãos marianenses.

O cidadão honorário Jair Pinheiro não escondeu a alegria. “Fico muito feliz e emocionado, porque há 50 anos eu cheguei a Mariana e a escolhi para criar minha família“, ressalta o novo marianense. Para a irmã Conceição, a homenagem legitimou o que já considerava. “Eu já me sinto marianense mesmo, já sou de casa, e sou muitíssimo grata. Me senti surpresa, emocionada e feliz de ver a consideração da comunidade e principalmente da Câmara, formada por vereadores que se interessam pela comunidade e valorizam as pessoas“, destaca a irmã.

Para o presidente Tenente Freitas, reconhecê-los é valorizar a história e o desenvolvimento de Mariana. “Muitas vezes, as pessoas recebem homenagens póstumas. Essa oportunidade que a Câmara tem de homenagear estas pessoas em vida é algo realmente fantástico. Ao poder estar perto desses homenageados e sentir o brilho nos olhos de cada um deles é que a gente consegue compreender a importância dessas comendas“, destaca o presidente. O vereador Cristiano Vilas Boas discursou em nome dos parlamentares e definiu os homenageados como “pessoas especiais que vão além das obrigações de sua vida privada e se destacam“. A indicação dos agraciados é realizada por cada vereador e submetida à aprovação em Plenário.

Foram reconhecidos com Mérito Legislativo: Aécio Carvalho De Freitas; Arlindo Expedito; Benedito Gomes De Morais; Carlos Antônio Amorim Neto; Edvaldo Santos de Andrade; Geraldo do Carmo Gonçalves; Ivaldo da Silva Ramos; João Batista Zacarias do Carmo de Almeida; José Calixto da Silva; Luiz Marcio Ferreira; Márcia Maria Celestino de Souza Castro; Marisa Quintão Teixeira e Silva Marchetti; Padre Geraldo Martins Dias; Sargento Carlos Alberto dos Santos; Sueli Magalhães Elias Gomes; e o Capitão Erly de Jesus Costa (Mérito Legislativo Especial). E foram adotados como novos Cidadãos Honorários de Mariana: Amadeus Peters; Ana Rita Pessoa; Antônio Roberto Salgado; Edna Raimunda Ferreira; Jair Gomes Pinheiro; José Carlos Zanon; Josíris Tavares Ferreira; Jussara Lopes dos Santos Guimarães; Luciano Etrusco Carneiro Rola; Irmã Maria da Conceição Mesquita; Matheus Silva Campos Ferreira; Romildo Bonfante; Tenente Braz Luiz de Azevedo; Virgínia Maria Magalhães Martins da Costa; e Viviane Maciel de Almeida Lage. Os homenageados receberam placa comemorativa e diploma, no caso dos Cidadãos Honorários, e placa comemorativa e medalha, para os que foram reconhecidos com Mérito Legislativo.

Logo após a entrega das honrarias, o Coral Amigos fez uma apresentação em homenagem à irmã Conceição pelos seus 90 anos. O prefeito de Mariana, Duarte Eustáquio Júnior, participou da solenidade e destaca que esses cidadãos “são pessoas homenageadas pela cidade e isso incentiva a sociedade organizada a cada dia mais demonstrar que não é somente o Executivo que deve exercer funções, mas que cada um pode fazer muito pela cidade onde vivemos“. O evento foi encerrado no salão nobre do Centro de Convenções, com a apresentação da Academia Musical Orquestra Show (AMOS) da Polícia Militar, gentilmente cedida pela corporação.

A Medalha de Mérito Especial em homenagem ao governador do Estado, Fernando Pimentel, será entregue pelo presidente Tenente Freitas no dia 16 de julho, durante a comemoração do Dia de Minas na Praça Minas Gerais.

Foto: Divulgação CMM

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final da página:

Leave a Comment

Previous post:

Next post: