Adimar (PTB) Bambu (PDT) Bruno Mol (PSDB) Cristiano Vilas Boas (PT) Daniely Alves (PR) Fernando Sampaio (PRB) Juliano Duarte (MD) Leitão (PNT) Marcelo Macedo (PSDB) Pedro do Eldorado (PR) Prof. João Bosco (PP) Raimundo Horta (PMDB) Tenente Freitas (PHS) Tião do Sindicato (PTC) Zezé de Nego (PTB)
 

Entrevista – Vereador Pedro do Eldorado (PR)

29 de janeiro de 2014

 

entrevista-vereador-pedro-do-eldorado-pr

Jamylle Mol – Do Portal Mariana

Tema: Balanço das ações realizadas em 2013

Portal Mariana: No ano passado, muitos projetos foram aprovados pela Câmara. Entre eles, quais são os que o senhor considera como mais importantes?

Vereador Pedro do Eldorado: As primeiras ações que tivemos na Câmara esse ano foram as mudanças estruturais: passamos de dez para 15 vereadores e, por isso, tivemos que ajustar o funcionalismo da casa e reorganizá-la de uma outra forma.

Além disso, tivemos vários projetos para trazer benefícios à população, como a abertura da sala de exposição que levou o nome de uma pessoa nobre na cidade, o Pacheco, que já nos deixou há algum tempo e a criação da Tribuna Livre, que deu o direito ao cidadão de participar das reuniões mais ativamente.

Portal Mariana: E dos projetos indicados pelo senhor, quais se destacam?

Vereador Pedro do Eldorado: Tive vários projetos aprovados, como o que prevê a criação da nova escola no bairro Gogô, que levará o nome do Cônego Paulo Diláscio, uma grande personalidade da área da educação em Mariana.

Além das muitas outras indicações, que refletem as minhas principais preocupações, como a municipalização de rodovias, que muito vêm preocupando a sociedade pelo índice de acidentes e que o município só pode intervir com a liberação do governo estadual… Com a municipalização, a prefeitura poderá intervir sem ter a obrigação de pedir anuência a outros órgãos.

Também tenho pensado muito em todos os distritos, propondo melhorias de estradas na área rural, asfaltamentos, recapeamentos e outras ações que o gabinete indica e cobra, porque não adianta só indicar e não acompanhar o andamento depois.

Portal Mariana: Como é ser o líder da bancada de situação na Câmara?

Vereador Pedro do Eldorado: Fui convidado pelo prefeito e toda a bancada aceitou e apoiou o meu nome como líder de governo. Tenho, hoje, um respeito mútuo muito grande com todos os vereadores e isso reflete nas horas das decisões, de pensar o que pode ou não ser aprovado. Ser líder hoje tem uma tranqüilidade muito grande porque todos os vereadores que fazem parte da nossa bancada estão realmente preocupados com o bem estar da cidade, por isso, estamos conseguindo fazer um bom trabalho.

Portal Mariana: Qual a responsabilidade adicional por ser líder de bancada?

Vereador Pedro do Eldorado: A gente passa a ter um diálogo mais próximo com o prefeito, porque, muitas vezes, chegam projetos de lei enviados pelo executivo e existem imposições dos vereadores pra que sejam alterados. Então, antes mesmo de levar esses projetos para votação, nos reunimos com o prefeito e pensamos a melhor forma de apresentar e desenvolver o projeto. Na prática, faço uma ponte entre prefeito e vereadores.

Portal Mariana: Os vereadores de situação são maioria na Câmara. Por isso, no ano passado, a Casa foi chamada de homologatória. Como o senhor vê essas críticas?

Vereador Pedro do Eldorado: Nós trabalhamos muito em acordo com o prefeito, mas desde que os projetos sejam projetos que beneficiem a população. Existe, sim, uma certa harmonia, porém não existe a ação de “votar no cabresto do prefeito” como era no passado histórico. Nós temos opinião própria: a bancada senta e discute cada projeto. Antes de chegar ao plenário, já temos uma opinião formada, gerada por uma discussão entre todos os vereadores da bancada. Nem tudo que o prefeito manda, é aceito. Os projetos são votados depois de um estudo… quando levamos uma aprovação, tudo já foi revisto e discutido com antecedência.

Portal Mariana: Como é a relação entre as bancadas de oposição e situação?

Vereador Pedro do Eldorado: Hoje, a interação é muito boa. Várias propostas realizadas pelo prefeito foram aprovadas por unanimidade de todos os vereadores da Casa, e não só os da situação. A bancada de oposição tem autonomia de votar contra, é um direito deles e a gente respeita. O que eles têm que fazer hoje é uma oposição ao governo, o que é natural e faz parte da política e da câmara municipal.

Portal Mariana: Quais são os projetos do senhor para esse ano?

Vereador Pedro do Eldorado: Já temos muitos projetos para esse ano. Durante o mês de janeiro, que é recesso da Câmara, aproveitei para visitar os distritos, visitar a comunidade e alguns setores da prefeitura onde vi a necessidade de rever obras, recapeamentos e fazer melhorias. Neste ano, vamos acompanhar e trabalhar mais em cima daquilo que votamos em 2013, para que possamos realizar o que programamos no ano passado da melhor forma possível.

Uma das ações mais esperadas é a abertura da nova expansão de loteamentos da cidade de Mariana, já aprovada pela Câmara. Estamos hoje vivendo um período difícil no que se refere às áreas de terrenos… Com o andamento da expansão, teremos uma melhoria nos aluguéis e no excesso de valores que se cobra pelos terrenos. Essa é uma das grandes metas desse ano, para que vejamos Mariana voltar a ter condição de dar dignidade às pessoas que escolheram viver aqui.

Portal Mariana: De onde surgem as indicações que o senhor apresenta à Câmara?

Vereador Pedro do Eldorado: Eu sempre procuro visitar distritos e a comunidade, é junto deles que eu trago indicações. Não adianta ficar dentro do gabinete e imaginar que a comunidade necessita de uma coisa quando, na prática, ela necessita de outra. O diálogo com a comunidade é uma meta que eu sempre tive: meu gabinete tem toda mobilidade urbana (rampa, estacionamento, portas adequadas) pensada para atender qualquer cidadão que me procurar. Acho que o mínimo que se pode fazer, enquanto vereador, é atender bem a população de mariana.

Veja a matéria que originou a entrevista nesse link.

Foto: Jamylle Mol – Divulgação Portal Mariana

PARTICIPE pelo facebook:

Leave a Comment

{ 1 trackback }

Previous post:

Next post: