Adimar (PTB) Bambu (PDT) Bruno Mol (PSDB) Cristiano Vilas Boas (PT) Daniely Alves (PR) Fernando Sampaio (PRB) Juliano Duarte (MD) Leitão (PNT) Marcelo Macedo (PSDB) Pedro do Eldorado (PR) Prof. João Bosco (PP) Raimundo Horta (PMDB) Tenente Freitas (PHS) Tião do Sindicato (PTC) Zezé de Nego (PTB)
 

Indicação de Daniely Alves trará inúmeros benefícios para as mulheres marianenses

15 de março de 2013

 

indicacao-de-daniely-alves-trara-inumeros-beneficios-para-as-mulheres-marianenses

Por Sidiney Gomes – Diretor do Portal Mariana

Na semana em que foi comemorado o Dia Internacional da Mulher, um momento importante para as mulheres da sede e dos distritos de Mariana aconteceu na reunião da Câmara de Vereadores no dia 4 de março, onde foi aprovado a indicação nº 168/2013 de autoria da vereadora Daniely Alves (PR). A indicação solicita que seja implantado na cidade, sendo subordinado à Secretaria de Ação Social, o “Centro de Referência da Mulher“.

Na indicação, a vereadora solicitou que fosse criado um espaço estratégico de atendimento a mulher, garantindo para elas, acesso aos serviços de saúde; educação; capacitação para a geração de trabalho e renda; e acompanhamento psicológico, social e jurídico para as situações de violência. Para que a mulher ocupe cada vez mais espaço nas decisões importantes, a indicação também solicita o incentivo, o apoio, e a participação feminina permanente nas comissões e Conselhos Municipais.

O Centro de Referência da Mulher também deve promover a autonomia econômica e financeira da mulher considerando as dimensões étnica, racial, regional e de deficiências, além também de criar espaço de qualificação e cidadania onde as mulheres de diferentes idades, raças e crenças possam se organizarem e defenderem seus direitos sociais econômicos e culturais.

O Centro de Referência da Mulher irá abranger uma grande área de atuação. Na área da Educação, dentre outros serviços, irá trabalhar para a alfabetização de mulheres adultas. Já na área da Saúde, podemos citar as campanhas educativas sobre a gravidez na adolescência e a paternidade responsável. Também existe a área de prevenção do câncer do colo uterino e do endométrico mamário, além de incentivar o aleitamento materno.

Outra área importante do Centro de Referência da Mulher, diz respeito às questões de Trabalho e Renda, onde se prevê estipular a igualdade de salários e oportunidades de emprego e renda, priorizando a mulher chefe de família. Outro fator importante dentro dessa área, será o apoio para a eliminação de discriminação contra mulheres em procedimentos de seleção, admissão, promoção e capacitação para ascensão profissional a cargo de liderança e chefia.

Outra área que não poderia ficar de fora está relacionada à questão da Segurança, onde a indicação requer ações para assegurar que a mulher carente tenha acesso igualitário à justiça e defesa dos seus direitos contra a violência doméstica, incentivando também, a criação de Defensoria Pública da Mulher.

Ao falar sobre a indicação em plenário, Daniely Alves disse que conheceu esse projeto durante a campanha política através de sua amiga Maria Ângela. De acordo com a vereadora, “esse é um projeto que eu gostaria muito ver implantado em Mariana porque ele garante não apenas a condição da saúde da mulher, mas também, a participação da mulher no governo, seja na área da saúde, da educação, da cidadania, e também na política trazendo boas diretrizes para toda a sociedade marianense“.

PARTICIPE pelo facebook:

Leave a Comment

Previous post:

Next post: