Adimar (PTB) Bambu (PDT) Bruno Mol (PSDB) Cristiano Vilas Boas (PT) Daniely Alves (PR) Fernando Sampaio (PRB) Juliano Duarte (MD) Leitão (PNT) Marcelo Macedo (PSDB) Pedro do Eldorado (PR) Prof. João Bosco (PP) Raimundo Horta (PMDB) Tenente Freitas (PHS) Tião do Sindicato (PTC) Zezé de Nego (PTB)
 

Indicação do vereador Bambu (PDT) pode trazer para Mariana o inovador “Programa Produtor de Água”

22 de março de 2013

 

indicacao-do-vereador-bambu-pdt-pode-trazer-para-mariana-o-inovador-programa-produtor-de-agua

 

Programa é uma iniciativa da Agência Nacional de Águas e já ganhou Prêmio Internacional

 

Por Sidiney Gomes – Portal Mariana

A indicação do vereador Bambu (PDT) que solicita ao executivo a implantação do “Programa Produtor de Água” no município de Mariana foi aprovada na Câmara Municipal na reunião do dia 18 de março.

Na justificativa da sua indicação, Bambu disse que o programa visa o estímulo à Política de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), voltados à produção hídrica no Brasil, propiciando diversos ganhos, como a difusão do conceito de manejo integrado de vegetação, solo e água, reduz os níveis de poluição rural e ainda compensa financeiramente os produtores rurais que comprovarem suas contribuições para a proteção e a recuperação dos mananciais, gerando assim, benefícios para a bacia e para a população. Outro fator mencionado pelo vereador são as possíveis parcerias com empresas da região onde citou a Samarco Mineração tendo em vista o grande volume de água utilizada nos seus minerodutos. Bambu também colocou que o dia 22 de março é o Dia Mundial da Água, data para uma reflexão ainda maior sobre o quanto esse recurso é essencial em nossas vidas, como tem sido utilizado, e o que podemos fazer para que as gerações futuras não venham sofrer devido a sua escassez.

Em entrevista ao Portal Mariana, Bambu demonstrou um bom conhecimento do programa e frisou os benefícios de sua implantação na cidade. Mencionou ainda que quando esteve como prefeito no ano de 2011, esse mesmo programa seria implantado em Mariana e só não foi realizado porque deixou o governo antes do tempo hábil para tal. O vereador disse também que o projeto foi sugerido na época, pelo seu então Secretário de Desenvolvimento Econômico, Duarte Gonçalves (pai do vice-prefeito “Dú”), e que o programa, na época, também era defendido por Ricardo, técnico da EMATER.

Entendendo o programa como algo inovador e que poderá trazer muitos benefícios para o município, o Presidente da Câmara, vereador Bruno Mol (PSDB), sugeriu que uma comitiva de Mariana, realizasse uma visita à cidade de Extrema MG, cidade pioneira na utilização do programa. E depois fizessem um relatório sobre o programa para ser apresentado ao executivo. Segundo Bruno, todos os vereadores estavam convidados a fazerem parte dessa comitiva, mas que, seria importante participarem, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara, composta pelos vereadores Marcelo Macedo (PSDB), Pedro do Eldorado (PR) e Raimundo Horta (PMDB); o autor da indicação, vereador Bambu (PDT); e estendeu o convite para um representante do SAAE e da Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura. Bambu sugeriu a importância do Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais e de um representante da Secretaria da Agricultura, participarem dessa comitiva, o que foi aceito pelo Presidente da Câmara, determinando que todas essas entidades, recebessem esse convite por parte do legislativo.

Sobre o Programa Produtor de Água

O Programa Produtor de Água é um projeto ambiental inovador da Agência Nacional das Águas (ANA) que foi um dos vencedores do Prêmio Internacional de Dubai para Boas Práticas, oferecido pela Prefeitura de Dubai, Emirados Árabes Unidos, e pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

Em Minas Gerais, a cidade de Extrema é a pioneira na implantação do projeto. Detalhes aqui.

Para ver mais vídeos sobre o Programa Produtor de Água clique aqui.

PARTICIPE pelo facebook:

Leave a Comment

Previous post:

Next post: