Adimar (PTB) Bambu (PDT) Bruno Mol (PSDB) Cristiano Vilas Boas (PT) Daniely Alves (PR) Fernando Sampaio (PRB) Juliano Duarte (MD) Leitão (PNT) Marcelo Macedo (PSDB) Pedro do Eldorado (PR) Prof. João Bosco (PP) Raimundo Horta (PMDB) Tenente Freitas (PHS) Tião do Sindicato (PTC) Zezé de Nego (PTB)
 

Mariana ganha seu décimo distrito

1 de setembro de 2015

Post image for Mariana ganha seu décimo distrito

Câmara aprovou a elevação de Águas Claras à categoria de distrito e o Executivo sancionou a lei no dia do padroeiro da comunidade, São Luís Rei de França

A Câmara de Mariana aprovou o Projeto de Lei n° 81/2015 na reunião do dia 24 de agosto autorizando a elevação do subdistrito de Águas Claras à categoria de distrito e concretizou um sonho antigo dos moradores da região. A elevação foi legitimada por razões econômicas, sociais e geográficas.

Águas Claras detém uma das maiores bacias leiteiras da região, além de dois times de futebol, duas fábricas de bloco e um comércio muito ativo. Agora, a nova designação abre novas oportunidades.

O vereador Juliano Duarte (PPS) afirma que sente-se realizado com a aprovação do projeto e explica que a elevação poderá resultar em uma série de benefícios para o distrito, como a implantação de cartório de registro civil, posto da Polícia Militar, agências bancárias, lotéricas e posto dos Correios, além de facilitar inserções em programas como o Minas Comunica que beneficia distritos com serviço de telefonia celular. Juliano lembra que foi preciso trilhar um longo caminho para atender a demanda da comunidade. Ele e o vereador Geraldo Sales “Bambu” (PROS) já haviam levantado essa discussão em outros mandatos e somente agora, após a realização de uma Audiência Pública no distrito, é que houve a conquista com a participação direta dos moradores.

A Câmara promoveu audiência pública no dia 26 de maio para debater a possibilidade de elevar o subdistrito de Águas Claras à categoria de distrito. Durante o debate, foi formada uma Comissão composta pelos moradores Paulo Flávio Teixeira, Geraldo Leal, João Dionísio, Flávio Cézar, Geraldo Agnaldo, Maria Marcilene e Romeu Miranda. A Comissão participou de reuniões com o Legislativo e o Executivo para definir a mudança na Lei Orgânica Municipal e para dialogar com os demais subdistritos sobre a possibilidade de pertencerem ao mais novo distrito da cidade. A Câmara promoveu um plebiscito que legitima a vontade popular de elevação da localidade.

Durante o processo, a Comissão conversou com as comunidades do entorno para saber se queriam fazer parte do décimo distrito dde Mariana. Os subdistritos consultados foram Campinas e Pedras que manifestaram o desejo de pertencer à Águas Claras; e o subdistrito de Paracatu, que decidiu continuar pertencendo ao distrito de Monsenhor Horta.

No dia do padroeiro de Águas Claras, 25 de agosto, o prefeito Duarte Júnior sancionou a Lei Complementar nº 152, que cria o distrito de Águas Claras e integra os subdistritos de Pedras e Campinas ao seu território.

Escola do distrito – Na mesma reunião, a Câmara aprovou o PL 58/2015 de autoria dos vereadores Tenente Freitas, Fernando Sampaio (PRB), Juliano Duarte, José Jarbas (PTB) e Edson Agostinho (PTN) que visa denominar oficialmente a escola de Águas Claras como Escola Municipal Professora Celina Gomes. O projeto foi aprovado por unanimidade em única discussão.

Barroca e Barro Branco – O vereador José Jarbas fez um requerimento oral para realização de Audiência Pública nos subdistritos de Barroca e Barro Branco com o objetivo de debater a possibilidade de elevação dessas localidades à categoria de distrito.

Foto: Divulgação CMM

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final da página:

Leave a Comment

Previous post:

Next post: