Adimar (PTB) Bambu (PDT) Bruno Mol (PSDB) Cristiano Vilas Boas (PT) Daniely Alves (PR) Fernando Sampaio (PRB) Juliano Duarte (MD) Leitão (PNT) Marcelo Macedo (PSDB) Pedro do Eldorado (PR) Prof. João Bosco (PP) Raimundo Horta (PMDB) Tenente Freitas (PHS) Tião do Sindicato (PTC) Zezé de Nego (PTB)
 

Projeto do vereador Juliano Duarte (PPS) evitará doenças nas salas de aula da rede municipal de ensino

18 de março de 2013

 

projeto-do-vereador-juliano-duarte-pps-evitara-doencas-nas-salas-de-aula-da-rede-municipal-de-ensino

 

Para o vereador é necessário valorizar a nossa saúde no ambiente de trabalho e de estudos

 

Por Sidiney Gomes – Diretor do Portal Mariana

Alunos e professores da rede municipal de ensino de Mariana terão um ambiente mais saudável dentro da sala de aula após a Câmara de Mariana aprovar por unanimidade na segunda-feira (11), o Substitutivo do Projeto de Lei 11/2013 de autoria do vereador Juliano Duarte (PPS), que autoriza a substituição de quadros com uso de giz por quadros magnéticos com uso de pincéis atômicos, nas salas de aula das escolas do ensino público no município de Mariana.

De acordo com o vereador, o pó de giz, além de trazer problemas para professores e alunos alérgicos, também pode gerar outras consequências e é necessário que se evite a possibilidade de aparecimento de doenças respiratórias e das cordas vocais. Ouro fator colocado na questão pelo vereador Juliano Duarte é que o pó de giz pode acarretar um forte impacto sobre a qualidade de vida das pessoas envolvidas.

A rinite alérgica é um conjunto de sintomas, principalmente no nariz e nos olhos, que ocorre quando você respira alguma substância que lhe dá alergia. Alguns sintomas da rinite alérgica possíveis de ocorrer são: irritação no nariz, na boca, nos olhos, na garganta, na pele ou em qualquer outra região; problemas com odores; coriza; espirros; lacrimejamento nos olhos. Existem também sintomas que podem se apresentar posteriormente como: congestão nasal, tosse, diminuição da audição e diminuição do olfato, dor de garganta, olheiras, olhos inchados, fadiga e irritabilidade, cefaleia e ainda problemas de memória e lentidão de raciocínio.

Considerando que 20% da população é portadora de rinite alérgica, Juliano diz que essa medida trará benefícios imediatos para o controle ambiental, prevenindo doenças respiratórias e das cordas vocais. Outro ponto importante citado pelo vereador é que haverá economia nos custos operacionais nas escolas.

projeto-do-vereador-juliano-duarte-pps-evitara-doencas-nas-salas-de-aula-da-rede-municipal-de-ensino-1

PARTICIPE pelo facebook:

{ 2 comments… read them below or add one }