Adimar (PTB) Bambu (PDT) Bruno Mol (PSDB) Cristiano Vilas Boas (PT) Daniely Alves (PR) Fernando Sampaio (PRB) Juliano Duarte (MD) Leitão (PNT) Marcelo Macedo (PSDB) Pedro do Eldorado (PR) Prof. João Bosco (PP) Raimundo Horta (PMDB) Tenente Freitas (PHS) Tião do Sindicato (PTC) Zezé de Nego (PTB)
 

Retomadas as obras de restauração do Museu Casa Alphonsus Guimaraens em Mariana

1 de agosto de 2015

Post image for Retomadas as obras de restauração do Museu Casa Alphonsus Guimaraens em Mariana

O valor liberado para a reforma é de aproximadamente R$ 600 mil, provenientes do tesouro estadual

A memória de Alphonsus Guimaraens poderá ser, literalmente, revisitada. O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, retoma as obras para restauração do Museu que leva o nome do escritor, localizado no município de Mariana, nos próximos 30 dias. O valor liberado para a reforma é de aproximadamente R$ 600 mil, provenientes do tesouro estadual. O Museu Casa Alphonsus Guimaraens está fechado para visitação desde agosto de 2009.

A retomada das obras de restauração do museu foi uma solicitação do vereador Cristiano Vilas Boas (PT) junto ao Secretário de Estado de Cultura, Sr. Angelo Oswaldo. A reunião entre o vereador e o secretário aconteceu em fevereiro desse ano na Cidade Administrativa e contou também com a presença do Deputado Estadual Cristiano Silveira (PT), que reforçou o pedido.

Serão restaurados pisos, paredes e forro, num procedimento que conserva as características arquitetônicas do imóvel. Também será adequada uma nova proposta museológica para o espaço cultural.

Para o vereador Cristiano Vilas Boas a restauração do museu é muito importante para a cidade “Precisamos desenvolver a cultura e o turismo de Mariana para que se tornem a principal fonte de renda do município, não podemos continuar reféns do minério. O Museu será mais um atrativo para nossos turistas e mais um espaço cultural para nossa gente”, afirmou Cristiano.

O secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, entende o momento como próspero e otimista, uma vez que se trata de uma série de inicialização de intervenções relacionadas à estruturação da cultura mineira. “O Museu Casa de Alphonsus, fechado há seis anos, é o primeiro a entrar em obras. A Secretaria de Cultura vai retomar igualmente o Museu Mineiro para logo devolvê-lo à comunidade”, ressaltou Angelo Oswaldo.

MUSEU CASA ALPHONSUS GUIMARAENS

O Museu Casa Alphonsus de Guimaraens foi inaugurado em 1986, em Mariana, na casa em que viveu entre 1913 a 1921 o escritor e poeta Alphonsus de Guimaraens, considerado um dos grandes representantes do Simbolismo no Brasil. Construída em fins do século XVIII, a edificação de dois pavimentos, residência típica de setores mais abastados da sociedade colonial, situa-se no centro histórico de Mariana, integrando conjunto arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional / IPHAN.

O acervo do Museu é fruto de doações em sua maioria feitas pela família de Alphonsus Guimaraens, quando da criação da instituição. É composto por sua biblioteca particular na qual se inserem obras raras; por conjunto de fotografias; objetos referentes à vida privada, à carreira como juiz e à atividade literária, e por acervo de documentos textuais, dentre os quais se destacam artigos publicados e originais manuscritos de textos, poemas e correspondências.

Foto: Divulgação

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final da página:

Leave a Comment

Previous post:

Next post: