Adimar (PTB) Bambu (PDT) Bruno Mol (PSDB) Cristiano Vilas Boas (PT) Daniely Alves (PR) Fernando Sampaio (PRB) Juliano Duarte (MD) Leitão (PNT) Marcelo Macedo (PSDB) Pedro do Eldorado (PR) Prof. João Bosco (PP) Raimundo Horta (PMDB) Tenente Freitas (PHS) Tião do Sindicato (PTC) Zezé de Nego (PTB)
 

Situação da Santa Casa de Ouro Preto preocupa vereadores de Mariana

6 de junho de 2015

Post image for Situação da Santa Casa de Ouro Preto preocupa vereadores de Mariana

Os vereadores de Mariana debateram o problema financeiro do Hospital Santa Casa de Ouro Preto durante a reunião do dia 1º de junho. De acordo com o comunicado da Santa Casa, estão suspensos por tempo indeterminado as especialidades de clínica médica, cirurgia geral, ortopedia, ginecologia, obstetrícia, pediatria e neurologia, além dos serviços de pronto atendimento e emergência. A situação preocupa os vereadores, principalmente devido ao consequente aumento da demanda no Hospital Monsenhor Horta – São Camilo em Mariana, sendo que o mesmo não comporta.

De acordo com o vereador Juliano Duarte (PPS), no mês de maio o Hospital Monsenhor Horta já fez mais de 10 partos de pacientes de Ouro Preto. Segundo ele, a Santa Casa também não está realizando cirurgias ortopédicas. “A Santa Casa está passando por uma situação financeira muito difícil e as cirurgias ortopédicas estão sendo encaminhadas para BH. Sugiro uma reunião com Executivo dos dois municípios, a Santa Casa e o Hospital Monsenhor Horta para discutirmos o assunto”, sugere Juliano.

O vereador Geraldo Sales “Bambu” (PROS) ressalta que a Santa Casa atende muitas pessoas de Mariana e que esta situação é preocupante.

De acordo com o vereador João Bosco (PP), a prefeitura de Ouro Preto está em dia com a entidade e o problema é a falta de repasse do Governo do Estado e do Governo Federal, que estão em atraso.

Segundo informações do vereador Cristiano Vilas Boas (PT), obtidas por meio de parlamentares de Ouro Preto, o valor do recurso público que a Santa Casa recebe do Sistema Único de Saúde (SUS) é muito superior ao dos planos de saúde. Em contraponto, a unidade de saúde atende mais pacientes com planos de saúde do que pelo SUS. “A Santa Casa teve um problema na prestação de contas com o Governo Federal e Governo Estadual, porque o repasse obtido não era proporcional ao número de atendimento pelo SUS, por isso o pagamento ficou suspenso até eles esclarecerem esta questão”, pontua o vereador.

Segundo o Presidente da Câmara, vereador Tenente Freitas (PHS), os parlamentares farão uma reunião com representantes dos dois municípios para esclarecer o problema. “Há uma preocupação muito grande desta Casa e vamos nos reunir com representantes do Hospital Monsenhor Horta, da Santa de Ouro Preto, o secretário de Saúde de Mariana e a secretária de Saúde de Ouro Preto para compreender o que está acontecendo”, afirma o presidente. A reunião será agendada.

COMENTE pelo facebook ou pelo formulário no final da notícia:

Leave a Comment

Previous post:

Next post: