Adimar (PTB) Bambu (PDT) Bruno Mol (PSDB) Cristiano Vilas Boas (PT) Daniely Alves (PR) Fernando Sampaio (PRB) Juliano Duarte (MD) Leitão (PNT) Marcelo Macedo (PSDB) Pedro do Eldorado (PR) Prof. João Bosco (PP) Raimundo Horta (PMDB) Tenente Freitas (PHS) Tião do Sindicato (PTC) Zezé de Nego (PTB)
 

Vereador Cristiano cobra nova licitação para transporte público em Mariana

31 de dezembro de 2013

 

vereador-cristiano-cobra-nova-licitacao-para-transporte-publico-em-mariana-1

Jamylle Mol – Do Portal Mariana

Durante todo o ano de 2013, o vereador Cristiano Silva Vilas Boas (PT) manteve o transporte público em Mariana na lista de suas prioridades e atuações na Câmara. Uma das grandes cobranças do vereador é a execução de nova licitação para a empresa de ônibus no município. Na última reunião ordinária, Cristiano apresentou um requerimento ao executivo, pedindo uma “explicação objetiva e direta” sobre a não realização dessa licitação em 2013.

Para o vereador Cristiano, o transporte público em Mariana é, hoje, um dos grandes problemas do município e a prefeitura não dá a devida atenção ao tema. “Há uma morosidade por parte do Executivo. Eu nunca vi um interesse real em propor uma nova licitação”, diz. Segundo Cristiano, esse descaso com o transporte público é resultado de um distanciamento entre a prefeitura e a população. “Eu estudo em Ouro Preto e, às vezes, vou de ônibus, então sei dos problemas no transporte público. Só quem sente na pele sabe e reconhece a necessidade de fazer essa licitação”, explica.

De acordo com Cristiano, a última licitação foi feita pelo município em 2002, mas foi barrada quando a empresa concorrente na época, a Vale do Ouro, entrou na justiça e alegou indícios de fraude. Segundo o vereador, a licitação é de fundamental importância para o cumprimento das leis e bom funcionamento do transporte público. “É muito cômodo para a empresa continuar sem essa licitação porque ela não tem nenhum instrumento jurídico para ser cobrada. Hoje, ela faz o que bem quer”, explica.

A realização de um novo processo licitatório para o transporte público é uma das promessas do atual prefeito, Celso Cota. De acordo com Cristiano, durante as manifestações de junho deste ano, que envolveram todo o Brasil e cobraram melhorias na área do transporte em âmbito regional e nacional, Celso Cota afirmou que faria a nova licitação em um curto prazo. “Segundo o prefeito, seriam feitos um estudo e uma licitação ate o final do ano. Como, após as manifestações, a cobrança diminuiu, apresentei o requerimento para não deixar o executivo esquecer e refrescar a memória do prefeito para que ele faça, pelo menos em 2014, uma nova licitação, que é um clamor da população”, afirma o vereador.

Cristiano destacou, ainda, a importância das manifestações em Mariana para que a licitação seja, de fato, realizada pelo executivo. “Sem as manifestações, provavelmente estaríamos falando ao vento, como em diversas ocasiões. Por exemplo, dos requerimentos que enviei, que foram mais de dez, só dois foram respondidos. Então, se não fosse a cobrança popular, não teríamos tanta força”, diz.

O vereador Cristiano apresentou a primeira indicação cobrando o início do processo licitatório para o transporte em Mariana já em abril de 2013. Na última reunião ordinária, seis meses depois, novo requerimento foi apresentado ao executivo. Apesar do aparente descaso do poder público com o tema, o vereador afirma que continuará cobrando. “Vou continuar acreditando que será possível a realização da licitação, mas sei que teremos dificuldade que o executivo tome ações nesse sentido”, conta.

Foto: Divulgação

PARTICIPE pelo facebook:

Leave a Comment

Previous post:

Next post: