Adimar (PTB) Bambu (PDT) Bruno Mol (PSDB) Cristiano Vilas Boas (PT) Daniely Alves (PR) Fernando Sampaio (PRB) Juliano Duarte (MD) Leitão (PNT) Marcelo Macedo (PSDB) Pedro do Eldorado (PR) Prof. João Bosco (PP) Raimundo Horta (PMDB) Tenente Freitas (PHS) Tião do Sindicato (PTC) Zezé de Nego (PTB)
 

Vereadores solicitam melhores esclarecimentos sobre os casos de Dengue na cidade

31 de março de 2013

 

vereadores-solicitam-melhores-esclarecimentos-sobre-os-casos-de-dengue-na-cidade

Sidiney Gomes – Portal Mariana

Na última reunião da Câmara, segunda (25), os vereadores Juliano Duarte (PPS) e Cristiano Vilas Boas (PT), protocolaram o requerimento 21/2013 onde solicitam o comparecimento do Secretário Municipal de Saúde, Germano Zanforlim de Araújo para prestar maiores esclarecimentos sobre os casos de Dengue na cidade.

No requerimento são solicitadas ao secretário, informações como o número de casos confirmados, o número de casos suspeitos, casos importados, se há algum caso de dengue hemorrágica e as medidas preventivas adotadas pela Secretaria de Saúde.

De acordo com o vereador Juliano Duarte, ele tem acompanhado a situação, frisou as informações mencionadas no requerimento e disse que a Secretaria de Saúde tem que passar dados concretos para a população porque a cidade está sabendo dos casos de dengue através das pessoas e não do sistema de saúde. Continuando o vereador disse que é fundamental que a situação da saúde pública da cidade seja levada com seriedade e ele não tem visto ações da secretaria com relação aos casos de dengue e que é preciso que a mesma haja com mais responsabilidade.

Já o vereador Cristiano Vilas Boas disse que só os casos de dengue que chegaram até ele são mais de 5 e que ele não sabe se essa possível omissão é uma estratégia da Secretaria de Saúde para não criar alarde e, se isso for uma estratégia, é uma estratégia errada, pois, quando temos um problema, a primeira coisa a ser feita seria assumir o problema.

Em entrevista ao Portal Mariana, Cristiano disse que, “é importante alertar a população sobre o aumento dos casos de dengue em nosso município para que as pessoas fiquem mais atentas no combate ao mosquito e evitem deixar água parada em suas residências. Temos também que cobrar da Prefeitura a realização de campanhas de conscientização e ações concretas no combate aos focos com mais intensidade”.

Na semana anterior o Portal Mariana tentou por várias vezes falar com o Secretário de Saúde na intenção de levar mais informações para a população, mas todas as tentativas foram em vão. A prefeitura apenas divulgou uma nota no dia 22 apresentando dados apenas dos meses de janeiro e fevereiro que computavam 5 casos, ainda frisando que, 3 destes casos eram casos importados, ou seja, de pessoas que adquiriram a dengue fora do município.

A situação das informações mudou completamente após o requerimento dos vereadores e, em uma segunda nota no dia 26(dia posterior ao requerimento),  foram fornecidos os dados até aquela data, onde também foram incluídos o número de casos suspeitos, estes, não divulgados anteriormente. Também foi criado um facebook no dia 29, que apresenta um verdadeiro “bombardeio” de imagens e ações “relâmpago” mostradas repetidamente. Um único álbum de fotos chamado “Bloqueio Vetorial” foi compartilhado com o próprio face 3 vezes em apenas 14 minutos no sábado (30). A atitude mais louvável foi mesmo o mutirão. Por incrível que pareça, a última nota da prefeitura termina com os dizeres: “Informe-se e multiplique a informação correta!”

Nota da prefeitura do dia 22/03 (antes do requerimento)

Até o momento foram notificados cinco casos de dengue (nos meses de janeiro e fevereiro) e já foram tratados. Desses, três casos foram de pessoas que adquiriram a doença fora e dois casos a infecção aconteceu dentro do Município.

Nota da prefeitura do dia 26/03 (após o requerimento)

Apesar do número de casos confirmados de dengue em Mariana não ser alarmante 8(oito) casos, sendo 5(cinco) autóctones e 3(três) importados, a Secretaria de Saúde alerta que o vírus está em circulação no estado por conta do amplo trânsito de pessoas entre as cidades da região e o número crescente de casos suspeitos  município 83(Oitenta e três), até 26/03/13), exige a Intensificação das Ações de Prevenção Contra a Dengue.

PARTICIPE pelo facebook:

Leave a Comment

Previous post:

Next post: